terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioArtesVozes feministas analisam a crise das democracias
Resistência

Vozes feministas analisam a crise das democracias

Em 2019, três das mais influentes pensadoras feministas do mundo se reuniram para refletir sobre o estado da democracia na atualidade e os desafios enfrentados pelas mulheres e pelos grupos marginalizados.

Democracia para quem? – Ensaios de resistência
Democracia para quem? – Ensaios de resistência

Democracia para quem? – Ensaios de resistência reúne as palestras de Angela DavisPatricia Hill Collins e Silvia Federici, proferidas durante o seminário internacional “Democracia em Colapso?”, realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Boitempo Editorial.

Com uma crítica afiada, as palestrantes colocam a luta das mulheres no centro da discussão, abordando os pilares da democracia e evidenciando as injustiças estruturais inerentes a um sistema que tem como base a desigualdade social.

De maneira assertiva, Davis, Collins e Federici abordam temas como o capitalismo predatório, o racismo estrutural, a opressão de gênero e as crises ecológicas.

Davis fala da luta histórica das mulheres negras, ressaltando que sua liberdade não é apenas individual, mas representa a luta de todos os oprimidos. Collins desafia a visão tradicional de liberdade, sugerindo que ela deve ser pensada tanto em termos de gênero quanto de raça, destacando a persistência de desigualdades que se prolongam até hoje. Federici, por sua vez, vê na resistência das mulheres em defesa dos bens comuns uma verdadeira reconquista da terra, das florestas e dos recursos naturais como patrimônio de todos.

Além das contribuições das autoras citadas, a obra conta com uma constelação de intelectuais de peso analisando as democracias atuais e o papel fundamental do feminismo nesse debate. São textos de Adriana Ferreira, Bianca Santana, Eliane Dias, Raquel Barreto e Winnie Bueno; a edição traz ainda prefácio de Marcela Soares e texto de orelha de Juliana Borges. 

Em meio à pandemia de COVID-19 que assolava o mundo, aliado a um tenso contexto político do Brasil no período, com um governo que colocava em risco as instituições democráticas, o debate promoveu mais um dos necessários enfrentamentos a esse cenário.

É, portanto, uma leitura altamente recomendável para entender as conexões entre o desmantelamento das estruturas democráticas e as lutas sociais, além de colocar vozes feministas na vanguarda da resistência e da busca por um futuro possível.

Raíssa Araújo Pacheco

Redatora do Outros Quinhentos. Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assessorou movimentos sociais e entidades envolvidas na pauta de moradia e direito à cidade.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Gilberto Schwartsmann reinventa Odisseu em versos contemporâneos

Médico oncologista, dramaturgo e bibliófilo, o autor apresenta “Odisseu: O herói humano da Odisseia”, já disponível nas livrarias.

“O Ceará é parte de mim”, diz Mariana Ximenes ao receber homenagem no 35° Cine Ceará 

Atriz tem raízes cearenses e recebeu o Troféu Eusélio Oliveira como reconhecimento pela trajetória, especialmente no cinema

Resistência: Chico Buarque e Gilberto Gil cantam “Cálice” em protesto no Rio

Ícones da música brasileira reforçam resistência contra PEC da Blindagem e PL da Anistia

Marina Sena canta Brasil!, de Cazuza, e agita manifestação em Copacabana contra PEC da Blindagem e anistia

Multidão no Rio de Janeiro vibra ao som do clássico imortalizado por Gal Costa, símbolo de resistência e crítica política.

Debora Bloch convoca o povo para às ruas e detona PEC da Blindagem: ‘Precisa receber uma resposta’

A atriz se junta a dezenas de vozes de peso, como Irene Ravache, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Maria Gadu e Anitta, entre tantas outras

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias