Canalhice Assumida

Bolsonaro admite que tentou se livrar de tornozeleira: “Meti um ferro quente”

O ex-presidente confessou à Polícia Federal ter usado o equipamento para abrir o lacre do dispositivo. Medida cautelar expõe isolamento político e risco de evasão.

JR Vital - Diário Carioca
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
- Editor
"Ferro de Solda" e Fuga: Bolsonaro Tenta Violar Tornozeleira e Moraes Decreta Prisão

A Confissão e a Prova Material

Um vídeo anexado ao processo que resultou na decretação da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revela a prova material da violação. As imagens mostram a tornozeleira eletrônica danificada e o próprio político admitindo à diretora adjunta do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) do Distrito Federal, Rita Gaio, ter “metido um ferro quente” no dispositivo.

Bolsonaro, que utilizou um ferro de solda na tentativa de violar o lacre, teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação se deu após a confirmação da violação do dispositivo de monitoramento. É importante ressaltar que a prisão é de natureza cautelar, não marcando o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de detenção à qual Bolsonaro foi condenado no âmbito da ação penal do golpe de Estado.

A Versão da “Curiosidade” e a Ação Judicial

No vídeo, Bolsonaro alega que usou o ferro de solda no dispositivo por mera “curiosidade”, iniciada no final da tarde de sexta-feira, dia 21, e negou ter tentado puxar a pulseira do dispositivo.

- Publicidade -

Na tarde deste sábado, dia 22, a defesa de Bolsonaro protocolou um pedido junto a Moraes, solicitando autorização para visitas. A intenção é que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e os filhos possam encontrá-lo na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde o ex-presidente está detido preventivamente. Até o momento, o magistrado não proferiu decisão sobre o pedido.

O Discurso de “Guerra Espiritual” da Ex-Primeira-Dama

Longe da residência no momento da prisão – em compromissos no Ceará –, Michelle Bolsonaro manifestou-se por meio de um vídeo no Instagram após a condução do marido à PF.

A ex-primeira-dama classificou o episódio como parte de uma “guerra espiritual” em curso no Brasil e alegou que há uma tentativa de calar o ex-presidente. Em tom de mobilização, Michelle afirmou que Bolsonaro “levantou um exército” de apoiadores.

- Publicidade -

“Nós estamos vivendo dias difíceis, mas nós estamos de pé, estamos resilientes, crendo em Deus que tudo vai se resolver… Eles quiseram calar a voz do meu marido em 2018, estão tentando calar a voz dele agora, mas ele levantou um exército,” afirmou Michelle.

Ela reforçou a crença em uma “missão” e no “milagre” de 2018, reiterando a fé na superação das dificuldades.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Follow:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.