terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioBrasilAutistas Brasil repudia falas de Trump sobre autismo e denuncia discurso eugenista
Repúdio

Autistas Brasil repudia falas de Trump sobre autismo e denuncia discurso eugenista

Entidade critica associação sem evidências científicas entre autismo, Tylenol e vacinas e alerta para riscos de políticas desumanizadoras

A organização Autistas Brasil divulgou nota de repúdio às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que associou o uso de Tylenol durante a gravidez e a vacinação infantil ao desenvolvimento do autismo.

Durante coletiva na Casa Branca, Trump afirmou que bebês seriam “carregados” com até 80 vacinas “de uma só vez” e recomendou que grávidas evitem o paracetamol. A FDA (equivalente à Anvisa) confirmou que atualizará informações sobre o medicamento, mas reforçou que não existe comprovação científica de relação causal entre paracetamol e autismo.

“Lógica eugenista”

Segundo o vice-presidente da entidade, Arthur Ataide Ferreira Garcia, as falas de Trump integram um “projeto político de apagamento” das pessoas com deficiência.

A nota denuncia que tais discursos reduzem pessoas autistas a “sujeitos desumanizados numa cruzada moral em nome de uma sociedade ‘pura’ e homogênea”.

Diagnóstico não é epidemia

A entidade destacou que o aumento nos diagnósticos de autismo nas últimas décadas não representa uma epidemia, mas sim o resultado do maior acesso a avaliação e diagnóstico, especialmente entre grupos historicamente invisibilizados, como mulheres autistas e pessoas negras.

Garcia lembrou ainda que não há evidências científicas robustas que sustentem ligação entre paracetamol, vacinas e autismo:

Risco no Brasil

A Autistas Brasil alerta que esse tipo de narrativa já encontra ressonância no país, em setores ligados ao lobby de clínicas privadas que defendem a “cura” do autismo. Para a organização, isso ameaça a construção de políticas públicas inclusivas.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Temporal destelha mansões, alaga Congonhas e derruba teto da CPTM no Brás

Ventania e chuva forte causaram quedas de árvores, janelas estouradas e mais de 500 mil imóveis sem energia na Grande SP

Temporal deixa 500 mil casas sem luz em SP; veja vídeos

Ventos de até 90 km/h provocaram estragos em várias cidades e desabamento no Brás

Comunidade indígena no Amapá está há um mês sem energia elétrica 

Povo Palikur reivindica melhoria na rede elétrica, reforma de escola e estrada de acesso; liderança indígena denuncia descaso e cobra soluções do governo

Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djavan fazem aquecimento para ato em Copacabana contra PEC da Blindagem e Anistia

Ensaio musical reúne grandes nomes da MPB antes do protesto que promete lotar a praia neste domingo (21).

A pedido de Nikolas, Câmara faz silêncio por extremista americano Charlie Kirk em plena PEC da Blindagem

Sessão que discute impunidade para políticos para homenagear Charlie Kirk, aliado de Trump morto nos EUA. Nikolas Ferreira lidera absurdo.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias