O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 450 milhões para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura, abrangerá os bairros do Barreto, Santana, São Lourenço e Centro, com uma extensão de cerca de 5 quilômetros e 9 estações.
O prefeito Axel Grael (PDT) também compartilhou a notícia em suas redes sociais, destacando a relevância da medida para a mobilidade urbana da cidade. Em maio, Niterói já havia recebido recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a aquisição de ônibus elétricos e a regularização fundiária.
LEIA TAMBÉM
- Confira a operação do VLT Carioca no feriado de 1 de maio
- VLT Carioca está com 10 vagas de emprego para agente de fiscalização
- Confira a operação do VLT Carioca no feriado de 12 de outubro
- Feriado de Páscoa: Confira a operação especial do VLT Carioca na Semana Santa
- VLT Carioca circula sem alterações no feriado de Finados
“É Niterói avançando com base no diálogo, na cooperação entre os Poderes. Vamos seguir em frente, superando desafios, no caminho de fazer a nossa cidade o melhor lugar do país para viver e ser feliz”, afirmou Grael em sua publicação no Instagram.
Segundo a Prefeitura, o projeto conta com a parceria da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da Corporação Andina de Fomento (CAF) para implementar um programa de mobilidade urbana sustentável. O novo VLT, além de melhorar a circulação na cidade, visa ocupar os “vazios urbanos” e valorizar o patrimônio cultural de Niterói, incluindo o Caminho Niemeyer e os casarões das décadas de 1940 e 1950.
As próximas etapas do projeto incluem o planejamento detalhado e a execução das obras, que representam um passo significativo para o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura de transporte público em Niterói.