terça-feira, setembro 23, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioBrasilEx-pastor vira “Senhor das Armas” do CV e entra em guerra com o PCC
Vieste do pó...

Ex-pastor vira “Senhor das Armas” do CV e entra em guerra com o PCC

Rio de JaneiroJosias Bezerra Menezes, de 41 anos, mais conhecido como “Senhor das Armas”, é hoje uma das figuras-chave na guerra entre o Comando Vermelho (CV) e o PCC. Ex-pastor evangélico, ele virou peça central no tráfico de armas e está foragido no Complexo da Maré.

Segundo investigações da DIG de Limeira, Josias é o elo entre o CV e o Bando do Magrelo, grupo rival do PCC no interior paulista. Ele coordena entregas de armas pesadas e também autoriza execuções por telefone.


Ascensão no crime

Em 2018, Josias foi flagrado na Via Dutra com sete fuzis, várias pistolas e mais de 500 munições. Acabou condenado a quatro anos e meio, mas saiu da prisão em janeiro de 2023. Pouco depois, voltou a atuar com ainda mais influência.

Interceptações mostram Josias ordenando mortes de dentro da favela. Dois policiais – o cabo Carlos Alexandre dos Santos e o guarda civil Denis Davi – foram presos na Operação Hitman, acusados de colaborar com o CV.


Arsenal negociado por WhatsApp

Em novembro, a facção roubou um arsenal de um instrutor de tiro – que é sogro de Denis. O grupo usou o WhatsApp para vender metralhadoras, fuzis e espingardas. As armas tinham como destino as tropas do CV.

O objetivo principal era controlar a “Rota Caipira”, um corredor clandestino que liga a Bolívia e a Colômbia ao estado de São Paulo, usado para escoar drogas e armas.


Polícia infiltrada

A ofensiva revelou o envolvimento de agentes públicos no crime organizado. Três GCMs de Araras foram afastados, e um policial militar acabou preso pela própria corporação. Mesmo assim, Josias segue foragido e ampliando o poder do CV.

A guerra pelo controle do interior paulista segue quente, com o ex-pastor atuando como cérebro e braço armado do Comando Vermelho fora dos holofotes.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Temporal destelha mansões, alaga Congonhas e derruba teto da CPTM no Brás

Ventania e chuva forte causaram quedas de árvores, janelas estouradas e mais de 500 mil imóveis sem energia na Grande SP

Autistas Brasil repudia falas de Trump sobre autismo e denuncia discurso eugenista

Entidade critica associação sem evidências científicas entre autismo, Tylenol e vacinas e alerta para riscos de políticas desumanizadoras

Temporal deixa 500 mil casas sem luz em SP; veja vídeos

Ventos de até 90 km/h provocaram estragos em várias cidades e desabamento no Brás

Comunidade indígena no Amapá está há um mês sem energia elétrica 

Povo Palikur reivindica melhoria na rede elétrica, reforma de escola e estrada de acesso; liderança indígena denuncia descaso e cobra soluções do governo

Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djavan fazem aquecimento para ato em Copacabana contra PEC da Blindagem e Anistia

Ensaio musical reúne grandes nomes da MPB antes do protesto que promete lotar a praia neste domingo (21).

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias