quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioSulRio Grande do SulPolícia do RS descobre desvio de doações para beneficiar políticos

Polícia do RS descobre desvio de doações para beneficiar políticos

Porto Alegre – Desde maio, operações do Gaeco/MPRS com apoio da Polícia Civil investigam desvios de doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Foram encontrados indícios de que ao menos 12 pessoas, incluindo políticos e pré-candidatos, estão envolvidas no esquema.

O que você precisa saber:

  • Gaeco e Polícia Civil investigam desvio de doações no RS.
  • Mais de 3,7 milhões de itens doados pela Defesa Civil.
  • Políticos e pré-candidatos são suspeitos de usar donativos para obter votos.
  • Operações realizadas em Palmares do Sul, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Cachoeirinha.
  • 175 mortes confirmadas devido às chuvas no estado.

Operações em Palmares do Sul

Entre 4 e 8 de junho, o Gaeco e a Polícia Civil realizaram operações “Desvio 1” e “Desvio 2” em Palmares do Sul. Foram investigados três pré-candidatos: Filipe Lang (PT-RS), Polon Backes de Oliveira (União Brasil-RS) e Manoel Antunes Neto (PL-RS). A operação resultou na apreensão de doações desviadas e na prisão de Lang por posse irregular de arma de fogo.

Ação em Barra do Ribeiro

Em 23 de maio, o Gaeco descobriu que doações destinadas a Barra do Ribeiro foram desviadas para uma entidade ligada a um pré-candidato. Foram apreendidos centenas de produtos, documentos, celulares e mídias eletrônicas que ajudarão nas investigações.

Investigação em Eldorado do Sul

Em 25 de maio, investigações revelaram desvio de doações em Eldorado do Sul, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes. Dois pré-candidatos da Defesa Civil municipal são suspeitos. A gravidade do caso levou à solicitação de intervenção do Exército Brasileiro na entrega de doações.

Caso em Cachoeirinha

Entre 19 e 26 de maio, o Gaeco encontrou indícios de desvio de doações em um depósito ligado a uma ONG de Cachoeirinha. A investigação apontou para uma ação criminosa com fins políticos, envolvendo três suspeitos.

Impacto das Chuvas

A Defesa Civil do RS confirmou 175 mortes causadas pelas chuvas, com 38 pessoas ainda desaparecidas. Mais de 2,38 milhões de gaúchos foram afetados pela tragédia.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Chuvas causam destruição em 23 cidades do RS

Defesa Civil alerta para risco extremo de alagamentos, deslizamentos e queda de barreiras no Rio Grande do Sul; previsão aponta mais tempestades até sexta-feira.

Vereadora do PT é brutalmente assassinada no RS

Elisane Rodrigues foi morta a facadas; polícia investiga crime político ou feminicídio

RS monta barreiras para conter gripe aviária em Montenegro

Rio Grande do Sul instala barreiras sanitárias para desinfecção de veículos e fiscalização de propriedades rurais após foco de influenza aviária.

Bandeira de Israel em conteúdo apreendido com grupo que pretendia atacar show de Lady Gaga intriga polícia

Grupo planejava atentado com explosivos e coquetéis molotov em Copacabana; símbolo de Israel aparece em celular de suspeito.

Homem é preso por plano de ataque a bomba no show de Lady Gaga

Polícia Civil e MJSP desarticulam grupo extremista que planejava atentado com explosivos durante apresentação em Copacabana

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias