As plataformas online e aplicativos de vendas de veículos ganham cada vez mais espaço no mercado pela praticidade que oferecem aos compradores. É possível pesquisar os modelos e preços e fechar o negócio pelo celular, tablet ou computador, com um simples cadastro, sem burocracias. Você também pode receber os documentos pelos Correios e, dependendo do serviço, não precisa nem sair de casa para buscar o carro – ele é entregue na sua residência.
Mas adquirir um carro por meio de leilões virtuais requer cuidados especiais, como alerta Beto Costa, CEO da LOOP, empresa da Estapar que oferece ao mercado uma das mais modernas plataformas tecnológicas de venda de veículos online. Embora também atue no “mundo físico”, 60% das vendas da LOOP ocorrem pela plataforma digital. “Deveremos alcançar 90% com a futura entrada do nosso aplicativo no mercado”, afirma Costa.
Portanto, para fazer um bom negócio, confira as dicas do executivo:
1) Conheça a procedência: veículos de financiadoras, bancos e frotas geralmente apresentam condições melhores e são mais fáceis de serem regularizados do que os de seguradoras e leilões judiciais.
2) Avalie as condições: leia com atenção as informações sobre o veículo e veja as fotos e vídeos disponíveis. Se houver alguma dúvida, solicite mais detalhes ou verifique se é possível ver o veículo pessoalmente.
3) Calcule os custos e os benefícios: os preços dos carros de leilões podem ser entre 15 e 30% menores do que da tabela Fipe e costumam ser revendidos com uma boa margem de lucro ao consumidor final pelos lojistas. Calcule suas despesas, com todas as taxas incluídas e a sua margem de lucro, se o objetivo for revender.
4) Leia o edital com atenção: no edital estão informações importantes sobre a transferência dos documentos do veículo, venda no estado que se encontra, multas, débitos anteriores e taxas dos leiloeiros, entre outras.
5) Verifique a forma de pagamento: em leilões, os veículos são pagos à vista. Não há financiamento. Portanto, programe-se antecipadamente para o pagamento.
6) Programe os seus lances: defina previamente o valor que quer pagar pelo veículo e dê lances somente se realmente for comprá-lo. Se você desistir da compra, haverá cobrança de taxas pela desistência.
7) Informe-se sobre a retirada do veículo: se você for retirar o veículo pessoalmente, procure saber se tem combustível, se a bateria funciona ou se não há problemas mecânicos ou com a documentação que impeçam a circulação. Se o veículo não for retirado na data determinada, você deverá pagar uma taxa diária pela sua permanência no pátio do leiloeiro. Alguns serviços oferecem entrega domiciliar. Neste caso, informe-se antecipadamente sobre o preço e se sua região está contemplada.