Anderson Thives celebra duas décadas de trabalho com a mostra “Vinte”, na sua Galeria Provisória – que acaba de completar um ano no coração de Ipanema -, reunindo um acervo de suas dez principais exposições: “Hollywood”, a primeira da carreira, que retrata o mundo das estrelas e filmes da famosa cidade; “Releituras”, como o próprio nome diz, onde ele apresenta uma nova roupagem em colagem de célebres obras de arte; ”Santo Forte”, que retrata o mundo dos santos e divindades; e as mais recentes, “OlhAr”, projeto idealizado na pandemia retratando personagens do cotidiano, e “Don’t Care Bear”, esta última também disponível em NFT, que estará sendo lançada oficialmente na ocasião. A série com os conhecidos “Ursinhos Carinhosos” que fizeram sucesso nos anos 90 ostenta mensagens pouco convencionais, marca registrada da irreverência dos trabalhos de Thives.
“São mais de 25 exposições autorais e temáticas nesses vinte anos. Tive que escolher, entre todas, as dez mais significativas para mim, e que na galeria estão setorizadas e autoexplicativas. Isso tudo, para aqueles que me conhecem desde o início, em minha galeria no Cassino Atlântico, até para pessoas que entram hoje em dia só por curiosidade na Galeria Provisória”, diz o artista.
“Vinte” conta ainda com diversas instalações artísticas e instagramáveis, no espaço com cerca de 300 metros quadrados, pertencente à família da arquiteta Aline Araújo, parceira de Thives no projeto. Mais de 100 obras estarão expostas, entre originais e impressões assinadas e numeradas, a maioria disponível para venda.
“Peguei emprestado algumas obras minhas com amigos e colecionadores, assim como fiz impressões para poder contar essa história seguindo uma cronologia. Seria muito difícil se não fosse assim, pois são mais de mil obras durante toda a minha trajetória e muitas se encontram em galerias pelo mundo ou foram adquiridas por clientes que não saberia como encontrar”, completa o artista.
Sobre a Galeria Provisória
Com a ideia inicial de reunir arte, moda, música e muita diversão, a Provisória acabou ocupando seus dois andares e o mezanino, se consolidando como celeiro para divulgar novos talentos de diversas nacionalidades. Hoje, dispõe de nichos instagramáveis que reproduzem um jardim sensorial – com direito a cheiro de floresta e canto de pássaros, inclusive – e instalações imersivas. O mezanino, ou o “Céu” como foi batizado, reproduz cômodos desconstruídos de uma casa (cozinha, quarto, banheiro e sala), um convite à reflexão interna de cada um. A galeria também foi palco de lançamento de livros e revistas, desfiles e utilizada como ateliê promovendo interações in loco com o público, que pode acompanhar em tempo real as criações de alguns artistas, como Miguel de Sender, o grafiteiro Andrea Brandani e o próprio Thives.
Sobre Anderson Thives
Anderson Thives é um dos únicos artistas brasileiros a trabalhar exclusivamente com colagem, em uma técnica que consiste em juntar milhares de quadrados de papel (em torno de cinco mil recortes por metro quadrado) nas mais variadas cores, tons e tamanhos, retirados de revistas e catálogos para formar as imagens. Com uma grande influência da Pop Art, além de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Tom Welsseman e Richard Hamilton, com seu estilo e gosto pela cultura das imagens, específica, direta e fácil de assimilar, o artista retrata através de suas colagens toda sensibilidade, expressão e impacto formado por uma técnica pouco convencional.
Sempre coloridas, alegres e vibrantes, suas obras podem ser vistas em diversos museus e galerias do mundo afora, pois Thives também é representado pela Abraham Art, situada na Holanda, uma das maiores distribuidoras de galerias. Em Paris, depois de trabalhar com duas renomadas galerias da cidade luz e fazer a maior art fair na Bastille, em 2015 o artista fixou uma nova galeria que leva seu nome, em Rueil-Malmaison, situada ao lado do Jóquei Clube de Paris. Nos Estados Unidos, fez exibições em San Francisco e Nova York, com grande sucesso, e desde 2016 faz parte do coletivo GAB Gallery, em Wynwood District. Entre seus clientes, nomes conhecidos como os empresários Eike Batista e Ricardo Amaral, os escritores de novelas Cristianne Fridman e Rui Vilhena, as atrizes Cláudia Raia, Juliana Paes, Lilia Cabral, Regina Duarte, Deborah Secco, Claudia Abreu, Letícia Spiller, Carol Castro, Emanuelle Araújo, Viviane Pasmanter, Leandra Leal, Paloma Bernardi, a socialite Narcisa Tamborindeguy, o músico Tico Santa Cruz, passando pelas cantoras brasileiras Ivete Sangalo, Anitta, Vanessa Da Mata, Preta Gil e Ana Carolina, o cantor sírio-Libanês Mika, a pop star Madonna, e, mais recentemente, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, só para citar alguns.
Serviço:
“VINTE” – artista plástico Anderson Thives comemora 20 anos de carreira
Abertura: dia 30 de março, das 16h às 21h.
Visitação: de 31 de março a 16 de abril de 2023
Local: Galeria Provisória
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 284 – A, Ipanema.
Funcionamento: segunda, das 12h às 19h; de terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 13h às 19h
Contatos: @galeriaprovisoria/@andersonthives
Assessoria de imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio
(21) 98181-8351/[email protected]