Rio de Janeiro – O festival de cinema carioca, International Uranium Film Festival, também conhecido como o Festival de Cinema da Era Atômica, que acontece anualmente desde 2012 na Cinemateca do MAM Rio e em várias outras cidades no mundo, como Berlim e Hollywood, é um dos 25 festivais de cinema mais legais do mundo em 2024, listado na „25 Coolest Film Festivals in the World 2024“.
A seleção foi feita pela prestigiada revista MovieMaker Magazine que explica o sentido de “cool festival”: “Em um “festival cool” você simplesmente se sente confortável desde o momento em que é bem-vindo — mas também é encorajado a pensar mais alto sobre sua vida e o que você quer fazer com ela.” MovieMaker Magazine
“O Uranium Film Festival é certamente um dos festivais mais especiais que já tivemos em nossa lista, e seu foco singular lança uma luz importante sobre problemas que unem comunidades ao redor do nosso mundo inteiro. No ano que Oppenheimer dominou o Oscar, parece que as mensagens que ele transmite há anos estão ganhando interesse e atenção muito maiores”, diz Tim Molloy, editor-chefe da MovieMaker Magazine.
“Você nunca viu duas pessoas fazerem mais do que a dupla de parceiros de vida e projeto, Márcia Gomes de Oliveira e Norbert G. Suchanek, que comanda o International Uranium Film Festival em profunda colaboração com ativistas ao redor do mundo.” Diz a cineasta Hadley Austin, membro da banca de seleção dos 25 festivais de cinema mais legais do mundo.
O premiado cineasta brasileiro Miguel Silveira, professor de Cinema em Chicago, e que está atualmente fazendo um longa-metragem sobre o Uranium Film Festival, comenta: “Isso é grandioso! Você sabe quantos cineastas vão querer participar por causa desse status? Agora o festival vai ser bombardeado com envios de cineastas do mundo! ”
O Uranium Film Festival foi criado pela professora da FAETEC Márcia Gomes de Oliveira e pelo jornalista alemão Norbert G. Suchanek, em 2010, no bairro artístico de Santa Teresa, e conta desde o começo com o apoio local do Bar do Mineiro, Armazém São Thiago e Cachaça Magnífica de Faria. “Agradecemos a todos os nossos apoiadores e aos cineastas que inscrevem seus filmes em nosso festival que realmente é único no mundo.” Fala a diretora e co-fundadora, socióloga Márcia Gomes de Oliveira que foi criada no Bairro Jabour e tem hoje seu nome citado na lista dos 25 festivais de cinema mais legais do mundo.
Sobre Uranium Film Festival
O International Uranium Film Festival, fundado em 2010, é dedicado a todas as questões nucleares e a toda a cadeia do combustível nuclear, da mineração de urânio ao lixo nuclear, da guerra nuclear aos acidentes nucleares. Nos últimos 14 anos, o Uranium Film Festival não só foi realizado no Rio, mas também em vários outros países e cidades como Berlim, Nova Delhi, Nova York, Washington DC, Window Rock e Santa Fé. Também é conhecido como Festival de Cinema da Era Atômica (Atomic Age Cinema Fest), desde 2016, quando o International Uranium Film Festival foi realizado, em parceria com a estrela de Hollywood Kat Kramer, no famoso Raleigh Studios de Hollywood, em Los Angeles