Cine Odeon recebe o Festival de Cinema Escola Nova

Evento vai avaliar 12 obras em filme, direção, montagem, roteiro e direção de arte

No dia 27 de junho, a Escola Nova, localizada na Gávea, Rio de Janeiro, realiza a premiação do seu Festival de Cinema, no tradicional e nostálgico Cine Odeon, que já recebeu uma série de eventos e personalidades do cinema, como Tom Cruise, Roman Polanski, Julianne Moore, Jeanne Moreau e Catherine Deneuve. O evento vai contar com a presença do corpo docente e dos alunos de duas instituições de ensino pertencentes à SIS Swiss International School; a ESB Rio de Janeiro e a já mencionada Escola Nova.

O projeto envolve as disciplinas de Redação, História, Língua Portuguesa e Literatura, com o intuito de incentivar a produção audiovisual no ambiente escolar. Para isso, são sorteados entre os alunos álbuns da Música Popular Brasileira, que vão dos clássicos de Chico Buarque de Holanda até a obra contemporânea de Liniker. Há uma grande pluralidade na seleção. Eles podem ser emblemáticos, históricos ou recém-lançados. 

O diálogo estabelecido entre essas diferentes áreas do saber colabora para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, integrando os currículos do 1º e 2º trimestres do ano letivo. Após conhecer a música a fundo e realizar a roteirização da obra, os videoclipes são entregues para uma banca formada por professores envolvidos no projeto.

Após a avaliação, 12 finalistas são escolhidos. As obras são encaminhadas a voluntários que trabalham no mundo da arte e do cinema. Por fim, o vencedor é contemplado com o Prêmio Patrícia Tinoco – fundadora da Escola Nova – em 8 categorias (Filme, Direção, Montagem, Roteiro, Direção de Arte, Atriz, Ator e Filme – Voto Popular). A compensação é fruto do trabalho dos pequenos cineastas e uma homenagem à educadora.

“O cinema é relevante, pois contribui para o processo de socialização realizado pela escola. Ver filmes é muito mais do que um momento de lazer. É uma prática social que auxilia na formação cultural e educacional dos jovens”, diz Mariana Guaraná, diretora da Escola Nova by SIS.