Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

André Luiz Por André Luiz
5 Min Read

O humorista Ary Toledo, de 87 anos, foi encontrado morto em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, neste sábado (12).

A confirmação do falecimento foi feita pela família por meio do perfil oficial do humorista no Instagram.

“Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta Mestre”, diz a publicação.

O velório será neste sábado (12), às 19h, no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Quem era Ary Toledo

Ary Toledo, nascido em 22 de agosto de 1937, em Martinópolis, no interior de São Paulo, foi um dos humoristas mais reconhecidos do país. Ele iniciou sua carreira no Teatro de Arena, destacando-se por piadas que abordavam temas sociais, políticos e de duplo sentido. Além do humor, Toledo também foi cantor, letrista e ator, com uma trajetória que deixou marca na cultura popular.

Gravou discos, atuou em programas de humor nas redes Tupi e Record, mas foi no SBT que Ary considerava o êxito de sua trajetória na TV, a partir da década de 80. A amizade com Silvio Santos começou ainda nos anos 60, quando o animador fora padrinho de seu casamento com a atriz Marly Marley.

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos | Diário Carioca
Foto: Divulgação / João Batista da Silva / SBT

Em 1981, Ary inicia participações no SBT no júri do Programa Raul Gil. Em 84, passa a fazer seu show contando piadas no Programa Flávio Cavalcanti. Com o falecimento do apresentador, em 86, Sílvio Santos o convida para a sessão de humor do Show de Calouros, contando piadas, desafiando o auditório nas charadas, e lendo as piadas dos telespectadores, avaliadas pelos jurados.

Ary adentrava o palco com as mãos para cima pedindo mais aplausos – algo impossível pois já era sempre muito aplaudido – e tentando contar as piadas “do elefante” ou do “gato e as batatas”, divertidamente interrompido por Sílvio Santos. Seu repertório era de mais de 65 mil piadas.

Ary também esteve em A Praça é Nossa, com Carlos Alberto de Nobrega, no Programa do Ratinho, no júri da segunda versão do Programa Raul Gil, e no Programa Sílvio Santos em 2013, quando lançou seu livro “Os Testículos de Ary Toledo”.

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos | Diário Carioca
Foto: Divulgação / Gabriel Cardoso / SBT

Em 2023, foi presença marcante no especial de 60 anos do Programa Sílvio Santos,  emocionando a todos no palco, recebendo o carinho de Patrícia Abravanel e todos os ex-jurados do Show de Calouros. Neste ano de 2024, gravou importante participação no documentário Sílvio Santos Vem Aí, previsto para ser exibido em dezembro na plataforma +SBT.

SBT emite nota de pesar

“Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão, a Família Abravanel, os amigos e colegas de emissora, e, claro, todo o público brasileiro, hoje estão sorrindo um pouco menos, com a partida do paladino do humor, o maior contador de piadas que o Brasil já conheceu, marcante em mais de 6 décadas de trabalho, que deixará um legado eterno: colocar um sorriso no rosto de cada brasileiro”.


LEIA TAMBÉM

Casado por mais de quatro décadas com a atriz e jornalista Marly Marley, Ary enfrentou momentos difíceis após a morte da companheira em 2014. Mesmo assim, continuou sua carreira, sendo lembrado por diversas gerações por suas gravações e apresentações ao vivo.

O velório de Ary Toledo será realizado neste sábado no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, com início às 14h. A cerimônia de despedida está prevista para as 19h.

Compartilhe esta notícia