Bia Bedran vai lançar songbooks com 100 músicas

Cantora comemora a chegada de icônico disco do Bloco da Palhoça nas plataformas digitais

A cantora e compositora Bia Bedran, celebrada por diversas gerações de crianças e adultos por levar músicas infantis com mensagens poderosas, vai lançar, nesta sexta-feira, 28, dois songbooks inéditos na livraria da Travessa do shopping Leblon. A noite especial terá ainda a presença de Ricardo Gilly como mediador de uma conversa sobre as obras e a carreira da cantora. 

Hello Bet
Hello Bet

Apresentado em dois volumes, o Songbook Bia Bedran traz um resumo da trajetória da compositora que completa, em 2023, 50 anos de carreira com um trabalho musical fundamentalmente voltado para a infância e a educação, reunindo 100 músicas, a maioria autorais e outras de domínio público, contidas em 8 CDs escolhidos especialmente para esta coleção. 

São canções que há três décadas têm sido difundidas nas escolas, muito antes da chegada da internet e do streaming. Finalmente crianças e adultos terão como aprender a tocá-las, através de partituras e letras cifradas, podendo ainda ouvir cada canção apontando o celular para o QR-code que aparece junto ao título. As partituras foram transcritas exatamente como estão nas gravações, seguindo os arranjos de Ricardo Medeiros, Sidney Mattos, Ricardo Pacheco e Victor Larica.

Além dos livros, Bia está super animada com a chegada, pela primeira vez, nas plataformas digitais, do disco “Bloco da Palhoça: Música para brincar e cantar” de 1980. Lançado originalmente em LP, na década de oitenta, as 12 canções que marcaram o cancioneiro infantil ao longo dos anos estão disponíveis em versão remasterizada na internet para todos poderem conferir.

Considerado um dos precursores do conceito de fazer músicas voltadas para o público infantil brincar, o “Bloco da Palhoça” foi fundado em 1977 pelo trio de músicos Bia Bedran, Victor Larica e Ricardo Medeiros. Eles tinham como uma das principais características a pesquisa da cultura brasileira, pegando elementos do folclore e incorporando nas canções compostas pelo grupo. 

Uma das criadoras do projeto, Bia, conta um pouco sobre como era feito esse processo que tornava as canções do bloco únicas. “Fazíamos espetáculos para adultos e crianças em praças, auditórios, pátios de escolas públicas e particulares, coretos de cidades do interior, enfim, íamos descobrindo uma linguagem na qual o fazer artístico dialogava com a recriação de elementos do folclore ou da tradição oral de cada lugar”, afirma. 

Freddy Anrique, Marcos Amma, Victor Larica, Gerson Congolês, Bia Bedran, Lourenço Baeta e Ricardo Medeiros - Foto: César Barreto
Freddy Anrique, Marcos Amma, Victor Larica, Gerson Congolês, Bia Bedran, Lourenço Baeta e Ricardo Medeiros – Foto: César Barreto

O maestro e um dos fundadores do Bloco da Palhoça, ao lado de Victor Larica e Bia Bedran, Ricardo Medeiros, comemora o lançamento do disco nas plataformas digitais. Segundo ele, é um sentimento de vitória e a oportunidade de levar essas canções para  as crianças da nova geração. “Esse é um público que sempre se renova e eu acho que o que nós fizemos naquela época vai ser marcante para este momento. Foi um disco produzido com muita qualidade, com músicos excelentes e músicas que nós há muito tempo já estávamos pesquisando nas festas folclóricas”, contou. 

Para quem quiser matar a saudade dessas e de outras canções também pode conferir os shows que Bia fará ainda este ano em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Para contratar os shows dela basta entrar em contato pelo e-mail [email protected]!

Saiba mais sobre Bia Bedran:

Bia Bedran nasceu em Niterói, RJ, em 1955. É cantora, compositora, atriz, escritora e pesquisadora da cultura popular brasileira infantil. Começou sua carreira na música em 1973, e desde então se dedica à produção de obras que valorizam a cultura e a infância. 

No período de 1973 a 1983, fez parte do Quintal Teatro Infantil, atuando como atriz, cantora e diretora musical em todos os espetáculos infantis da companhia. Além disso, é uma das fundadoras do Bloco da Palhoça, um grupo musical que mistura suas próprias composições com uma pesquisa profunda de ritmos e gêneros musicais brasileiros.

Nas décadas de 1980 e 1990, trabalhou na televisão, participando de programas como Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, atualmente conhecida como TV Brasil.

Referência na música e cultura para crianças de todas as idades, Bia também é escritora, sendo premiada pelo prêmio Jabuti de 2016 com o Livro “O Mundo dos Livros”. Além disso, ela é mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística. 

Instagram: https://www.instagram.com/bedranbia/
Youtube: https://www.youtube.com/@biabedran 

Facebook:https://www.facebook.com/BiaBedran/ 

Site: https://biabedran.com.br/