O universo do rock ganha cada vez mais força no Rio de Janeiro. Enquanto em grandes eventos o gênero parece ficar em segundo plano, a cena rockeira carioca reivindica seu espaço no maior festival de motos e rock da América Latina.
Siga o Diário Carioca no Instagram
Siga-nos no X
Inscreva-se no nosso canal no Youtube
Com seis bandas do estado, incluindo nomes como Blitz, Detonautas Roque Clube e Fernanda Abreu, o Capital Moto Week, que acontece de 18 a 27 de julho em Brasília, promete ser o epicentro da energia e autenticidade das guitarras. Essas bandas estarão ao lado de outras 88 de 10 estados brasileiros, prontas para fazer história na ‘Cidade da Moto’, e despertar o espírito Moto Week em 800 mil pessoas. Os ingressos já estão disponíveis na Bilheteria Digital.
Leia Também
- CPM 22 prestes a lançar novo disco
- Festival João Rock apresenta edição virtual com Alceu Valença, Marcelo D2, CPM 22 e outros no sábado, 20 de junho
- Detonautas disponibiliza todas as músicas do projeto especial de 20 anos
- Comemorando o mês do Rock, Detonautas anuncia EP para o dia 27 de julho
- Detonautas faz show gratuito para 20 mil pessoas no Parque Madureira neste domingo
Pedro Franco, organizador do festival, explica que o lineup reflete a riqueza do rock em suas várias vertentes. “Fizemos questão de trazer bandas de todas as regiões do Brasil para termos representatividade e diversidade cultural. Estamos entusiasmados para receber tanta banda boa, diretamente do Rio de Janeiro, dos gigantes Blitz, Detonautas e Fernanda Abreu a bandas que estão iniciando suas jornadas, como B2 Regional, Bloody Mary e Dirty Devil Band”, afirma Franco. Esta edição promete uma celebração épica do rock com mais de 110 shows de diferentes vertentes do gênero ao longo dos 10 dias.
Blitz, Detonautas e Fernanda Abreu, ícones da cena musical brasileira, tem suas raízes na cidade maravilhosa. Eles são reconhecidos não apenas pelo talento, mas pela influência cultural e social. Detonautas, com sua abordagem enfática e letras engajadas, conquista milhares de fãs ao longo dos anos. Enquanto a Blitz, com estilo irreverente, é uma das bandas mais emblemáticas do rock brasileiro. Já a fusão de estilos musicais e letras provocativas de Fernanda Abreu personifica a essência do Rio de Janeiro.
Além deles, vale destacar que outro headliner, o Call The Police, tem seus pés fincados em terras cariocas. O guitarrista, Andy Summers, pode até ser inglês, mas o restante da banda é bem conhecida no Rio de Janeiro. O baixista Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho) e o baterista João Barone (Paralamas do Sucesso), ambos nasceram na cidade e têm um histórico de trabalho e sucesso no local.
Com seu country rock, a Dirty Devil Band se apresentará no palco Rock Saloon no primeiro dia do festival, 18 de julho, às 22h. A formação será Dennis Sieber no violão e vocal, Fernando Oliveira no banjo, Daniel Machline na bateria e Guilherme Bessa no contrabaixo. O Rock Saloon também dará espaço à B2 Regional, às 23h50 no dia 25. O duo Wagner Ricciardi e Heber Capere levará o melhor do folk e blues com a assinatura da música regional brasileira. Para encerrar a programação carioca, a Bloody Mary levará ao Moto Bar no dia 27, às 18h30, seu repertório de pop rock e rockabilly.
Para chegar aos palcos do Capital Moto Week, B2 Regional, Bloody Mary e Dirty Devil Band participaram da maior seletiva de bandas da história do festival, foram 1.391 inscritos de todas as regiões do Brasil. O nível de qualidade foi avaliado com destaque para a música autoral, presença no palco, sintonia com o público Moto Week e com o line desta edição. Os selecionados se apresentarão em um dos cinco palcos da ‘Cidade da Moto’, se juntando aos headliners Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Sepultura, Detonautas, Call The Police, Fernanda Abreu e Blitz, criando uma experiência musical diversificada e envolvente.
Representatividade nacional
As bandas selecionadas representam a amplitude geográfica e cultural do rock no Brasil. O Centro-Oeste lidera com 57 bandas, seguido pelo Sudeste com 22, Sul com três, Norte e Nordeste com uma banda cada. A maioria vem do Distrito Federal, são 51 bandas. São Paulo e Minas Gerais terão presença significativa, com 12 e sete bandas. Representante internacional, os canadenses da Bad Communicators apresentarão sua mistura de punk e rock. “O Capital Moto Week sempre se preocupou em abrir o palco principal para a expressão da música. A diversidade do lineup reflete nosso compromisso de incentivar novas gerações de músicos e manter o rock vivo em todo o Brasil”, revela Franco.
Sobre o Capital Moto Week 2024
De 18 a 27 de julho, Brasília será palco do Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. Inspirado na edição histórica de 20 anos, o CMW aposta na diversidade, talento e energia nos 10 dias de programação, com mais de 100 de shows de diversas vertentes do rock. Destaque para os headliners Raimundos (18), CPM 22 (19), Humberto Gessinger (20), Sepultura (21), Detonautas (25), Call The Police (26) e Blitz e Fernanda Abreu (27). A Cidade da Moto ocupará 300 mil m² no Parque de Exposições da Granja do Torto. A expectativa é receber 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo. O festival é um dos poucos no Brasil certificado como Lixo Zero (Zero Waste Alliance), zera emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade à cadeia produtiva.
Ingressos CMW 2024 | www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até às 15h | Crianças de até 12 anos não pagam, desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível | PCD tem acesso grátis e, se necessitar de acompanhante, este também tem gratuidade | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Obrigatória apresentação de documento de comprovação válido de meia-entrada no momento do acesso.
Serviço
Capital Moto Week 2024
Quando: 18 a 27/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek