Susana Moscardini participa da Bienal do Livro Rio 2023 com sessão de autógrafos de seu primeiro livro

"Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação" destaca a importância do parto humanizado e da autonomia das gestantes

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Doula e escritora, Susana Moscardini realiza uma sessão de autógrafos do livro “Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação”, neste domingo (03/09), a partir das 12 horas, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. A publicação une a experiência profissional de Susana com sua paixão pelo empoderamento e autonomia das mulheres durante a jornada da maternidade.

“Eu costumo dizer que precisamos falar muito sobre parto no Brasil. No entanto, falar com uma perspectiva de atenuar medos, de enaltecer a beleza que é uma mulher fabricando uma vida dentro de si, falar com naturalidade sobre um processo fisiológico como o parto, construir novos paradigmas. Precisamos cuidar das mulheres, verdadeiramente. E o trabalho mais genuíno de cuidado e fortalecimento da autonomia da mulher é justamente o trabalho da doula”, explica Susana.

Doula é uma profissional que atua em todo ciclo gravídico puerperal, com suporte de informações, apoio físico e emocional. Ela auxilia as mulheres no alívio das dores através de massagens, sugestões de posições e respirações. Além da função durante o trabalho de parto, a doula também participa do processo de gestação fornecendo informações à mulher, explicando todo o processo fisiológico do trabalho de parto e no pós-parto com suporte imediato ainda na sala de parto com esse primeiro contato com o bebê e primeiros passos na amamentação.

“Costumo falar que doulas são necessárias porque melhoram a experiência da mulher de uma maneira muito ampla. Existem estudos científicos que comprovam estatisticamente os benefícios do trabalho da doula. Os estudos comprovam que a presença da doula reduz o índice de cesáreas e de partos instrumentais, a incidência de ansiedade e depressão pós-parto, a duração do trabalho de parto, os pedidos de analgesia, o uso de ocitocina, aumenta a satisfação da mulher com a experiência”, afirma Susana.

Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação

Depois do nascimento de seus filhos, Rafael e Lucas, Susana Moscardini teve o desejo de fortalecer gestantes e de ajudá-las a acreditar na potência do corpo de cada mulher. No livro, Susana compartilha sua experiência como gestante, educadora perinatal e doula. Por meio de histórias, ela narra os encontros com as mulheres que reconheceram sua força em um dos momentos mais marcantes de sua vida. Doula: Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação é uma obra sobre o encontro, a redescoberta e a valorização do parto humanizado no Brasil. Após a publicação do livro, em outubro de 2022, Susana Moscardini recebeu feedbacks que a impactaram profundamente.

“O mais marcante para mim até hoje foi de uma puérpera, cujo bebê já tinha cinco meses, contando que meu livro ajudou na sua saúde mental. Eu nunca imaginei que as palavras que coloquei ali pudessem ter um impacto tão profundo, me emocionei demais com a mensagem dela”, relata Susana.

Serviço:

  • Data: 03 de setembro de 2023
  • Horário: A partir das 12h
  • Local: Bienal Rio 2023 – Boulevard Literário, Pavilhão 2 – Laranja, na Rua E.
  • Senhas: serão distribuídas 50 senhas para o evento

Sobre Susana Moscardini

Doula, hipnoterapeuta, educadora perinatal e instrutora de yoga gestante. Susana Moscardini é autora do livro “Doula – Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação”, além de ser referência em educação perinatal e maternidade. Também é host do videocast “Parto Descomplicado

Compartilhe esta notícia