terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioDireitos HumanosCom Lula, Brasil reduz desigualdade em educação, emprego e meio ambiente
Avanço

Com Lula, Brasil reduz desigualdade em educação, emprego e meio ambiente

O Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades lançou o terceiro Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades 2025, produzido pelo Dieese, mostrando que, de 43 indicadores analisados, 25 registraram avanços.

Os setores com maior progresso incluem meio ambiente, trabalho, educação e saúde, embora desigualdades raciais, de gênero e regionais ainda sejam persistentes.


Avanços e retrocessos

O estudo indica que três indicadores apresentaram retrocessos, ligados à saúde e condições de moradia, enquanto oito não mostraram mudanças significativas.

Apesar disso, especialistas reforçam que os avanços são lentos e insuficientes frente às desigualdades estruturais do país.

O deputado Pastor Henrique Vieira (PSol–RJ) ressaltou que os números representam pessoas e histórias reais, não apenas estatísticas: “Isso não são números. São pessoas, memórias, mulheres, trabalhadores e crianças que precisam de um país justo, solidário, fraterno, democrático e soberano.”


Dimensões estruturais da desigualdade

O sociólogo Clemente Ganz Lúcio, do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades, destacou que as disparidades no Brasil são estruturais e multifacetadas, exigindo monitoramento contínuo e políticas públicas consistentes. Segundo ele, o Observatório busca mostrar gradualmente os resultados de ações que enfrentam essas diferenças:

“O Observatório registra o diagnóstico perverso de desigualdade estrutural materializada em várias dimensões e, ao mesmo tempo, mostra resultados que indicam como estamos conseguindo superar gradualmente essas diferenças”, afirmou Clemente.


Reflexão sobre os desafios

Embora os dados indiquem progresso em setores estratégicos, as desigualdades raciais, de gênero e regionais continuam presentes, lembrando que avanços pontuais não substituem políticas estruturais e investimentos contínuos.

Especialistas alertam para a necessidade de ação integrada entre governos, sociedade civil e movimentos sociais para garantir que melhorias efetivas alcancem todos os brasileiros.

Com informações da Agência Brasil

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Gravidez sob vigilância: a dor invisível das mulheres na ditadura

Cada batida na porta ou ruído na rua podia significar uma ameaça, transformando a espera por um filho em um período de tensão e ansiedade permanentes.

Lula denuncia racismo cotidiano e cita caso de escritora na Flip

Presidente critica imaginário racista que coloca negros como 'serviçais ou ameaças' durante abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Governo lança diagnóstico sobre violência sexual online contra crianças e adolescentes no Brasil

O Governo do Brasil apresentou o resumo executivo da etapa de pesquisa do projeto “Diagnóstico da Violência Sexual Online – Crianças e Adolescentes”. A iniciativa tem o objetivo de avaliar...

Zuzu Angel: certidão de óbito retificada reconhece crime da ditadura

Documento emitido pelo governo federal confirma que a estilista foi vítima de morte violenta causada pelo Estado brasileiro em 1976

Feminicídios por arma de fogo crescem 45% em 2025

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado mostra aumento de mortes e tentativas em 57 municípios brasileiros, com maior incidência na Grande Recife

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias