100 dias de governo: Oito em cada dez brasileiros acreditam que a alta dos juros no país contribui para o aumento do custo de vida, aponta Ipsos

O dado foi obtido através da pesquisa "Monitor Global da Inflação", feita pela Ipsos.

Prestes a completar 100 dias, o novo governo federal enfrenta desafios nas mais diversas áreas. No âmbito econômico, o povo brasileiro é um dos mais preocupados com as taxas de juros.

Oito em cada dez (82%) acreditam que a alta dos juros no país contribui para o aumento do custo de vida. O dado foi obtido através da pesquisa “Monitor Global da Inflação”, feita pela Ipsos. Das 36 nações que integram o levantamento, o Brasil ocupa a 2ª posição, empatado com Romênia e África do Sul. Coréia do Sul, com 85%, lidera o ranking. A média global ficou em 69%.

Os cidadãos que menos se preocupam com as taxas de juros estão na Arábia Saudita, China e Emirados Árabes. Nestes países, os índices ficaram em 32%, 42% e 46%, respectivamente.
 

A preocupação dos brasileiros com os juros do país, porém, não é novidade. Na primeira versão da pesquisa, realizada pela Ipsos entre maio e junho, 84% dos brasileiros já indicavam que os juros no país causavam aumento no custo de vida.

Sobre a pesquisa
A Ipsos entrevistou, de forma on-line, 24.471 pessoas, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, entre 21 de outubro e 4 de novembro de 2022. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.