Brasília – O governo decidiu antecipar o pagamento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cerca de 15 milhões de aposentados e pensionistas. Os valores, que seriam pagos nos dias 10, 11 e 12 de março, serão liberados nos dias 6 e 7 de março. A medida atende a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar impactos financeiros causados pelo feriado prolongado.
Com essa decisão, todos os 40,6 milhões de beneficiários do INSS receberão seus pagamentos até a primeira semana de março. A primeira fase de repasses, destinada aos segurados que ganham até um salário mínimo, começou em 24 de fevereiro. Já os benefícios acima desse valor serão depositados a partir do dia 6 de março.
Quem será beneficiado?
A medida contempla segurados com cartões de benefício terminados em 8, 9 e 0 para quem recebe um salário mínimo. No caso dos que ganham acima do mínimo, a antecipação vale para aqueles com dígitos finais de 3 a 0.
Além dos aposentados e pensionistas, a decisão também impacta os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que inclui idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
Motivo da antecipação
O feriado de Carnaval, que neste ano ocorre no início de março, poderia atrasar os pagamentos. Os feriados bancários dificultam o processamento das transferências, o que afetaria parte dos segurados, que só receberiam os valores na segunda semana de março.
Para trabalhadores da iniciativa privada, que recebem até o quinto dia útil do mês, também havia preocupação com possíveis atrasos. Empresas costumam suspender atividades no Carnaval, o que poderia postergar o pagamento dos salários até o dia 12 de março.