A rede russa de supermercados Svetofor anunciou sua chegada ao Brasil com a marca Vantajoso, prometendo preços fixos e abaixo da média do mercado. A primeira unidade será inaugurada em Campinas (SP), com planos de expansão para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo Karina Storozhenko, diretora regional da marca no Brasil, o modelo de negócios do Vantajoso aposta em “preços promocionais permanentes”, viabilizados por meio de fornecimento direto com fabricantes e pela redução das etapas da cadeia de distribuição.

Modelo de operação
As lojas terão cerca de 1.000 metros quadrados, com 80% do espaço destinado à venda de alimentos. Os produtos ficarão expostos diretamente no salão de vendas, sem estoques internos — uma prática já utilizada pelo grupo em mais de 15 países da Europa e Ásia.
“Com simplicidade, eficiência e redução de custos, conseguimos oferecer preços abaixo da média do mercado”, destacou Storozhenko.
Público-alvo
A estratégia da rede mira principalmente as classes B, C e D, além de pequenos comerciantes e consumidores da classe A em busca de economia.
O plano de expansão prevê a abertura de nove lojas até o final de 2025 e a meta de 50 unidades até 2028, consolidando a marca como alternativa de consumo no varejo nacional.
Presença internacional
O grupo Svetofor opera internacionalmente com a marca Mere em países como Alemanha, Espanha e Reino Unido, e aposta no Brasil como prioridade para sua expansão na América Latina.