Uerj recebe doação de mais de 12 mil livros do ex-ministro Roberto Amaral 

Os livros organizados em temas como História do Brasil, Filologia, Grandes Autores, Memorialística e Estado do Brasil, serão direcionados às bibliotecas da Rede Sirius após o falecimento do jornalista e político cearense, que presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) até 2014.

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (Uerj) recebeu o termo de doação de cerca de 12 mil livros do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Ricardo Amaral, na tarde dessa quinta-feira (11), no auditório da Rede de Bibliotecas Sirius, no campus Maracanã.

Na assinatura do documento estiveram presentes o reitor da Uerj, Mario Carneiro, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Mota, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o subsecretário de Planejamento e Gestão, Bruno Sobral, a diretora da Rede Sirius, Leila Andrade, entre outros.

“É um momento histórico para a nossa Universidade, receber essa doação. É um presente magnífico o que o ex-ministro Roberto Amaral está oferecendo à Uerj e aos nossos alunos. Com certeza vai reverter em muito aprendizado e conhecimento”, afirmou o reitor Mario Carneiro.

Os livros organizados em temas como História do Brasil, Filologia, Grandes Autores, Memorialística e Estado do Brasil, serão direcionados às bibliotecas da Rede Sirius após o falecimento do jornalista e político cearense, que presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) até 2014. As obras serão catalogadas e  disponibilizadas online, para consulta e empréstimodomiciliar. Apenas os itens considerados raros ou valiosos terão acessorestrito e poderão ser consultados apenas no Núcleo de Memória, Informação eDocumentação (Núcleo MID).   “Quando eu trago a biblioteca para cá, eu entendo que ela vai ficar para além de mim. Essa é uma universidade inovadora, a primeira que democratizou o acesso aos porbres e negros. Cumpro um dever de socialista prestando uma homenagem à universidade brasileira”, declarou Roberto Amaral.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia