Os Escolhidos

Brasil convoca 16 jogadores para a AmeriCup de basquete

Petrovic chama sete atletas olímpicos para torneio continental; 12 seguirão para a competição na Nicarágua

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
© Divulgação/FIBA Americas

Guarapari, 21 de julho de 2025 – A seleção brasileira masculina de basquete foi convocada para a AmeriCup 2025 com 16 nomes definidos por Aleksandar Petrovic. Doze atletas representarão o Brasil no torneio continental, que acontece entre 22 e 31 de agosto, na Nicarágua.

De olho no pódio

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou nesta segunda-feira (21) a lista de convocados para a disputa da AmeriCup, a Copa América da modalidade. Sob o comando do técnico croata Aleksandar Petrovic, 16 jogadores participarão da preparação em Guarapari (ES), mas apenas 12 embarcarão para a competição.

A lista mescla juventude com experiência e tem sete atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. São eles: Vítor Benite, Georginho, Yago Matheus, Bruno Caboclo, Léo Meindl, Lucas Dias e Mãozinha.

Também foram chamados: Caio Pacheco, Alexey, Reynan, Kevin Crescenzi, Gui Deodato, Mathias, Tim Soares, Márcio e Ruan.

Clubes e ausências

Entre os clubes nacionais, o Flamengo lidera em número de convocados com três representantes: Alexey, Gui Deodato e Ruan. Sesi Franca vem logo atrás com Lucas Dias e Georginho. Brasília (Kevin Crescenzi) e Pinheiros (Reynan) completam a lista dos clubes brasileiros.

No exterior, a liga espanhola é a mais representada, com três jogadores: Caio Pacheco (Coruña), Vítor Benite (Sevilla) e Léo Meindl (San Pablo Burgos).

As ausências mais notáveis são Didi Louzada, recém-contratado pelo Sunrockers Shibuya, do Japão, e Gui Santos, do Golden State Warriors, da NBA. Ambos pediram dispensa por motivos pessoais.

Preparação e grupo difícil

A preparação começa em 3 de agosto no Sesc Guarapari, com treinamentos até o dia 15. Depois, a seleção parte para a Cidade do Panamá, onde disputará a Copa Latina, torneio amistoso entre 17 e 19 de agosto contra Argentina, Uruguai e os anfitriões panamenhos.

A estreia na AmeriCup será no dia 23, às 16h10 (horário de Brasília), contra o Uruguai. No dia seguinte, o duelo é com Bahamas, às 18h40. A fase de grupos termina com o confronto contra os Estados Unidos, dia 26, às 22h10.

O Brasil está no Grupo A, junto com EUA, Uruguai e Bahamas — uma das chaves mais difíceis. As outras seleções se dividem assim:

  • Grupo B: Canadá, Porto Rico, Panamá e México
  • Grupo C: Argentina, República Dominicana, Colômbia e Nicarágua

Histórico e ambição

A seleção brasileira masculina já venceu a AmeriCup quatro vezes: 1984, 1988, 2005 e 2009. Na edição mais recente, disputada em Recife em 2022, ficou com o vice-campeonato após derrota para a Argentina.

Petrovic, que segue no comando da equipe após a campanha olímpica de Paris, tenta consolidar um novo ciclo com jogadores versáteis, bom aproveitamento de arremesso e maior rodagem tática — algo essencial para vencer seleções como Canadá e EUA, que vêm com times alternativos, mas competitivos.

Lista completa dos convocados para a AmeriCup 2025

Armadores

  • Vítor Benite (Sevilla – ESP)
  • Georginho (Sesi Franca – BRA)
  • Caio Pacheco (Coruña – ESP)
  • Alexey (Flamengo – BRA)

Alas e Alas-Armadores

  • Yago Matheus (sem clube anunciado)
  • Bruno Caboclo (sem clube anunciado)
  • Léo Meindl (San Pablo Burgos – ESP)
  • Lucas Dias (Sesi Franca – BRA)
  • Reynan (Pinheiros – BRA)
  • Kevin Crescenzi (Brasília – BRA)
  • Gui Deodato (Flamengo – BRA)
  • Mathias (sem clube anunciado)

Ala-Pivôs e Pivôs

  • Mãozinha (sem clube anunciado)
  • Tim Soares (sem clube anunciado)
  • Márcio (sem clube anunciado)
  • Ruan (Flamengo – BRA)

Perguntas e Respostas

Quando começa a AmeriCup 2025?
A competição vai de 22 a 31 de agosto, na Nicarágua.

Quantos jogadores foram convocados?
Foram chamados 16 atletas, mas só 12 viajarão para o torneio.

Quem são os destaques?
Vítor Benite, Yago Matheus, Bruno Caboclo e Lucas Dias, todos com experiência olímpica e continental.

Quem ficou de fora?
Didi Louzada e Gui Santos pediram dispensa por motivos pessoais.

Quais os adversários do Brasil na fase de grupos?
Uruguai, Bahamas e Estados Unidos.

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.