terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioEsportesCom ouro no solo em Paris Rebeca Andrade se torna maior medalhista olímpica do Brasil

Com ouro no solo em Paris Rebeca Andrade se torna maior medalhista olímpica do Brasil

Paris – Para uma última dança, que despedida! No mais popular dos aparelhos da ginástica artística, Rebeca Andrade embalou a Arena Bercy e deixou Simone Biles para trás, fechando a campanha nos Jogos Olímpicos Paris 2024 com um espetacular ouro no solo, com nota 14.166. Foi a sexta medalha olímpica da paulista, que agora é absoluta como maior medalhista olímpica do Brasil, à frente de Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco cada.

Resumo da Notícia

  • O que aconteceu: Rebeca Andrade conquistou ouro no solo nas Olimpíadas de Paris 2024.
  • O que vai acontecer: Rebeca segue como a maior medalhista olímpica do Brasil com seis medalhas.

Brilho de Rebeca no Solo

Rebeca Andrade simplificou ligeiramente a série em relação à classificatória, sem o Sem Mãos Tsukahara na primeira passada. Os demais elementos foram mantidos, e a execução levantou a Arena Bercy pela precisão e graciosidade ao som de Beyoncé e Anitta. Recebeu nota 14.166, acima dos 13.900 da classificatória. A comissão técnica brasileira recorreu para uma revisão na nota de dificuldade, mas o pedido foi negado.

Apresentações das Adversárias

A americana Simone Biles cometeu duas falhas importantes durante sua apresentação, pisando duas vezes fora do tablado, o que gerou um desconto de 0.6. Sua nota final foi 14.133, deixando-a atrás de Rebeca. A romena Sabrina Maneca-Voinea e a americana Jordan Chiles foram as duas últimas a se apresentarem, mas não superaram a brasileira.

Histórico de Rebeca Andrade

Esta foi a primeira vez que uma mulher brasileira foi ao pódio olímpico no aparelho solo. Até então, o melhor resultado era um quinto lugar, conquistado pela própria Rebeca em Tóquio 2020 e por Daiane dos Santos em 2004. Na capital francesa, foi a quarta medalha de Rebeca. Ela também foi prata no individual geral e no salto, além de bronze por equipes. Na trave, cuja final também foi disputada nesta segunda-feira, ficou em quarto lugar. Em Tóquio 2020, ela já havia conquistado duas medalhas: ouro no salto e prata no individual geral.

Desempenho na Trave

A final da trave foi a segunda do programa desta segunda-feira (5). Foi marcada por muitos desequilíbrios e quedas de seis das oito finalistas. A favorita, a chinesa Yaqin Zhou, mesmo com uma nota muito abaixo da feita na classificatória (14.100), se manteve na ponta durante toda a primeira metade. Julia Soares recebeu nota 12.333 e terminou na sétima posição. A italiana Alice D’Amato tirou 14.366 e ficou com o ouro, seguida de Yaqin Zhou, com a prata, e da também italiana Manila Esposito, com o bronze.

Reações de Rebeca Andrade

Penúltima a se apresentar, Biles fazia uma apresentação impecável até cair e chocar o público. A expectativa tomou conta da arena para a apresentação de Rebeca, a última a executar a série. A brasileira teve pequenos desequilíbrios, mas nada que comprometesse. Os árbitros de dificuldade consideraram que ela não fez alguns elementos de ligação e descontaram 0.4 da nota de partida, que caiu de 6.100 para 5.700. Assim, mesmo sem quedas e cravando a saída, Rebeca recebeu 13.933 e fechou na quarta colocação.

Perguntas Frequentes sobre Rebeca Andrade e a Ginástica Artística

Quem é Rebeca Andrade?

Rebeca Andrade é uma ginasta brasileira que se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil com seis medalhas.

Quantas medalhas Rebeca Andrade ganhou em Paris 2024?

Rebeca conquistou quatro medalhas em Paris 2024: ouro no solo, prata no individual geral e no salto, e bronze por equipes.

Qual foi a nota de Rebeca no solo?

Rebeca recebeu nota 14.166 no solo, conquistando a medalha de ouro.

Quem foram as adversárias de Rebeca no solo?

As principais adversárias de Rebeca no solo foram Simone Biles, Sabrina Maneca-Voinea e Jordan Chiles.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Dembélé conquista a Bola de Ouro 2025; Raphinha é 5º e Vini Jr fica em 16º

Craque do PSG brilhou na temporada com títulos nacionais e da Champions League e superou jovens estrelas como Lamine Yamal e Vitinha

Gabriel Souza brilha em Cascavel e garante dois pódios com carro reserva na Fórmula 1600 Light

Mesmo após acidente nos treinos e troca forçada de carro, piloto da Juka Motors supera adversidades e confirma vice-liderança nas duas provas no Autódromo Zilmar Beux

Duda e Ana Patrícia conquistam bronze em João Pessoa

Campeãs olímpicas vencem Carol Solberg e Rebecca e garantem mais um pódio no circuito mundial

Mayara Zampieri e Renan Pulga campeões do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro

Os títulos da sexta etapa da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira na Reserva Nacional de Surf do Espírito Santo vão para São Sebastião (SP)

Caio Bonfim conquista ouro histórico no Mundial de Atletismo em Tóquio

Brasileiro de 34 anos vence os 20 km da marcha atlética e se torna o atleta nacional com mais medalhas em Mundiais.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias