terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioEsportesSurfeDouglas Silva é a Seleção Brasileira de Surf no evento principal do ISA Surfing Games
Segue Firme

Douglas Silva é a Seleção Brasileira de Surf no evento principal do ISA Surfing Games

Florianópolis / SC (Quinta-feira, 11 de setembro) – O campeão brasileiro Douglas Silva venceu mais uma bateria em La Bocana e já está a duas baterias da decisão pela medalha de ouro no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025.

O pernambucano agora é o único da Seleção Brasileira de Surf que continua no Evento Principal. O restante do time masculino e feminino, segue pelo caminho mais longo da repescagem. Na quinta-feira, a equipe sofreu a primeira baixa, a campeã brasileira Juliana dos Santos, mas Laura RauppSophia MedinaMichael Rodrigues e Lucas Silveira, estão na busca do bicampeonato consecutivo do Brasil na principal competição da International Surfing Association (ISA). A batalha prossegue nessa sexta-feira, ao vivo pelo ISAsurf.org.

     O pernambucano Douglas Silva usou novamente a potência do seu backside nas direitas de La Bocana, para vencer mais uma bateria em El Salvador. Faltando 4 minutos para o término, ele pegou uma que armou a parede para mandar três pancadas abrindo grandes leques de água. A segunda foi bem vertical no pocket da onda e os juízes deram nota 8,47, a maior da Seleção Brasileira de Surf. Com ela, o surfista da cidade do Ipojuca saltou do último para o primeiro lugar.

     No último minuto, o peruano Alonso Correa, que já tinha uma nota 8,00, achou uma esquerda e conseguiu 5,34 para assumir a ponta. Mas, Douglas Silva ainda pegou outra direita e foi variando batidas e rasgadas que valeram 4,83. Os dois terminaram empatados em 13,30 pontos, com o campeão brasileiro ficando em primeiro por ter a maior nota da bateria. Os dois mandaram o argentino Franco Radziunas e o sueco Kian Martin para a repescagem.

     Agora só restam seis surfistas no evento principal do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, divididos em duas baterias. A do Douglas Silva é a primeira e a parada será duríssima, contra o campeão olímpico Kauli Vaast da França e Morgan Cibilic da Austrália, que já foi top da elite mundial. Na outra estão o peruano Alonso Correa, o francês Jorgann Couzinet e o australiano Dane Henry. Os dois melhores em cada, vão disputar duas vagas para a decisão da medalha de ouro.

QUATRO SURFISTAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA SEGUEM AVANÇANDO NA REPESCAGEM

     As outras duas vagas serão definidas na repescagem, que ainda tem um longo caminho para percorrer. O carioca Lucas Silveira passou duas baterias na quinta-feira, novamente sendo o único a competir nas direitas de El Sunzal. Na terceira fase, bateu Chia-Chi Yu de Taipé Chinês, o neozelandês Theo Morse e o irlandês Odin Villarreal. Depois, despachou mais um surfista da Nova Zelândia, Will Hardie, e o de Samoa, Liam Wilson, no confronto vencido pelo sul-africano Luc Lepront.

     Na quinta fase da repescagem, Lucas Silveira vai enfrentar o canadense Cody Young e dois argentinos, Nacho Gundesen e o bicampeão mundial do ISA Surfing Games, Leandro Usuna. Já o cearense Michael Rodrigues nem competiu na quinta-feira em El Salvador. Por ter caído para a repescagem numa fase mais avançada, ele já está na sexta rodada com o norte-americano Jabe Swierkochi, na quarta das seis baterias. Os outros dois adversários serão definidos na quinta fase.

TIME FEMININO DO BRASIL COMEÇA A QUINTA-FEIRA COM DUAS DERROTAS

     Na categoria feminina, a única que estava no evento principal era a Sophia Medina, mas ela terminou em último na bateria que abriu a quinta-feira. A portuguesa Yolanda Hopkins e a espanhola Janire Etxabarri passaram para a quinta fase nessa. A segunda brasileira a competir também em La Bocana, foi a cearense Juliana dos Santos. A campeã brasileira só achou uma onda para surfar na bateria e acabou sendo eliminada pela holandesa Zoie Zietz e por Julissa Garcia, de El Salvador.

     A catarinense Laura Raupp também competiu nesta quarta fase da repescagem que a Juliana perdeu, mas venceu a sexta das oito baterias. A porto-riquenha Mia Calderon avançou junto com ela, despachando a canadense Ocea Green e a chinesa Jin Shuhan. Laura ainda disputou e passou mais duas baterias na quinta-feira. Ela também venceu na quinta fase, com a inglesa Charlotte Mulley barrando a americana Ella McCaffray e a francesa Aelan Vaast, na briga pelo segundo lugar.

LAURA RAUPP E SOPHIA MEDINA JUNTAS NA MESMA BATERIA DA REPESCAGEM

     Depois, duas brasileiras disputaram a sexta fase e ambas avançaram em segundo lugar. A paulista Sophia Medina entrou na segunda das quatro baterias e passou junto com a norte-americana Eden Walla. As duas eliminaram a holandesa Zoie Zietz e a francesa Clemence Schorsch. Laura Raupp entrou na última bateria da quinta-feira e despachou a francesa Kiara Goold e a portuguesa Francisca Veselko, na disputa vencida pela costa-ricense Leilani McGonagle.

     Agora, Laura Raupp e Sophia Medina estarão juntas na primeira das duas baterias da sétima fase da repescagem. Elas vão enfrentar a argentina Lucia Indurain e a espanhola Nadia Erostarbe. Se conseguirem fazer uma dobradinha vitoriosa da Seleção Brasileira de Surf nessa, a catarinense e a irmã do tricampeão mundial e medalha de ouro do último ISA World Surfing Games em Porto Rico no ano passado, ficarão a apenas três baterias da decisão do título mundial de 2025.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Mayara Zampieri e Renan Pulga campeões do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro

Os títulos da sexta etapa da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira na Reserva Nacional de Surf do Espírito Santo vão para São Sebastião (SP)

Três capixabas no domingo decisivo do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro

O experiente Rafael Teixeira e as adolescentes Aninha Dagostini e Alice Pitanga passaram para as semifinais vencendo suas baterias no sábado em Linhares

Aurora Ribeiro e Yuri Gabryel vencem no mar épico do CBSurf Taça Brasil Búzios Open

A paulista e o catarinense mostraram a força da nova geração com as vitórias nas grandes ondas da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios

Títulos do CBSurf Taça Brasil Búzios Open serão decididos na manhã do domingo

No sábado de altas ondas na Praia de Geribá, foram formadas as semifinais masculinas e a decisão feminina da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios

Surfistas já escalados no Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open

A etapa inédita da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf em Armação dos Búzios começa nesta quinta-feira com 121 surfistas de 11 estados do país

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias