Aprenda a conservar as fantasias para aproveitar o Dia das Bruxas

Com a chegada da época de Halloween ou Dia das Bruxas, popularmente conhecido aqui no Brasil, muitas crianças e adultos investem em fantasias e participam de festas temáticas e outras comemorações que englobam a data

Com a chegada da época de Halloween ou Dia das Bruxas, popularmente conhecido aqui no Brasil, muitas crianças e adultos investem em fantasias e participam de festas temáticas e outras comemorações que englobam a data. Por conta disso, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, elencou três dicas para conservar este tipo de peça no guarda-roupa e aumentar a vida útil dos itens, fazendo com que estejam sempre novas para utilização.

Hello Bet
Hello Bet

Armazene as fantasias de forma separada das demais roupas

Como as peças não são utilizadas com muita frequência, a recomendação é para guardá-las separadamente das demais roupas e guardadas em uma gaveta ou saco de TNT, para que não amassem ou até mesmo que danifiquem. Outra alternativa é colocar nas gavetas ou armários o produto “evita mofo”, que evitam os fungos e outros micro-organismos, além de impedir que bichos e traças prejudiquem as fibras.

Busque cuidados especiais conforme o tecido de cada peça

Evite colocar na máquina de lavar roupas as fantasias que são fabricadas em fibras leves ou pedrarias, aplicações, bordados e lantejoulas, para não danificar a peça e os detalhes. Neste caso, o recomendado é utilizar uma lavanderia profissional, como a 5àsec, para garantir a qualidade da peça, seguindo todos os padrões estabelecidos na etiqueta, pois algumas delas, inclusive, permitem apenas lavagem a seco.

Coloque as fantasias para arejar

De tempos em tempos, abra a peça e coloque-a para arejar próximo a uma janela ou em um lugar com circulação de ar. Isso evita a proliferação de mofos e o “cheiro de guardado”, além de garantir que a roupa esteja sempre em condições de uso caso surja uma festa ou evento.

Para que as fantasias não estraguem ou tenham as fibras danificadas e durem por mais tempo, com relação à frequência da higienização, Marinês afirma que o tempo de lavagem varia bastante de acordo com algumas questões. “Depende muito do tecido e de quanto tempo a peça está guardada, e se o local tem algum tipo de umidade ou não. Para que esteja sempre pronta para uso, indicamos que a limpeza seja feita a cada três ou quatro meses. Mas se a fantasia estiver mofada, por exemplo, o ideal é lavá-la imediatamente, com cuidado e utilizando produtos específicos encontrados em uma lavanderia especializada, como a 5àsec, seguindo sempre as orientações do fabricante da peça. É importante que este tipo de item seja armazenado sempre limpo. Por isso, caso haja algum acidente com comidas ou bebidas, orientamos que a limpeza seja feita o quanto antes, já que manchas antigas são mais difíceis de serem retiradas e podem ficar impregnadas na fibra”, finaliza