Oktoberfest Downtown traz cervejas premiadas e lançamentos para o Rio

Maior oktoberfest com entrada franca do Rio tem do melhor chope pilsen do Brasil a IPAs vendidas pela primeira vez em lata, além de 20 shows de rock e blues a música tradicional; encerramento terá final da Libertadores no telão

Maior oktoberfest com entrada franca do Rio tem do melhor chope pilsen do Brasil a IPAs vendidas pela primeira vez em lata, além de 20 shows de rock e blues a música tradicional; encerramento terá final da Libertadores no telão

Com novidades e marcas premiadas e cervejarias consagradas, a Oktoberfest Downtown volta ao espaço mais aberto e acessível da Barra em nada menos que três fins de semana seguidos, de 14 a 29 de outubro, sempre com muita música e entrada franca.

Em oito datas, das 12h às 23h, a maior Oktoberfest gratuita do Rio reúne mais de dez das nossas principais cervejarias artesanais, de diversas cidades do Rio de Janeiro e de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, além de gastronomia variada, 20 shows – de rock a blues a música tradicional irlandesa e alemã – e até telão para assistir à final da Libertadores. O primeiro fim de semana terá festa na sexta (14) e no sábado (15). Os dois seguintes terão três dias, sempre de quinta a sábado.

Cervejarias consagradas

OdinPaulistâniaHocus PocusAntuérpiaFarra BierLabirintoMáfiaNoiMotimCriatura Craft Beer e Three Monkeys estão entre as cervejarias que abastecerão a festa nas barracas em torno da Praça Central do Downtown. Além das torneiras de chope para servir, da leveza das lagers à força das IPAs e stouts, no local, on tap, as fabricantes também vendem grande variedade de cervejas e produtos acessórios para os visitantes levarem para casa.

Direto de Itaipava, em Petrópolis (RJ), a Odin faz no Downtown seu primeiro grande evento com suas duas primeiras latas: da Neipa (New England Ipa) e da Viking (Imperial Ipa). “Cervejas extremamente lupuladas, como são a New England Ipa e a Imperial Ipa, sofrem muito com a luminosidade. É um um efeito chamado ‘lightstruck’, que age sobre as moléculas, gerando uma alteração no aroma ou no sabor. Então, hoje há um padrão de mercado para que elas sejam comercializadas em latas, que têm maior proteção contra a luz”, explica Flávio Haas, da Odin – que já tem outros sete estilos de cerveja vendidos em garrafa.

De São Paulo, capital, a Paulistânia traz seu chope Marco Zero, de fabricação própria e vencedor, neste ano, do prêmio de melhor Pilsen do Brasil, pelo World Beer Awards. “Também traremos o chope Hofbräu, que deu origem à Oktoberfest em Munique, na Alemanha, o chope Erdinger Weiss e, pela primeira vez em eventos no Rio de Janeiro, estaremos com o chope Erdinger Dunkel, de trigo escuro,” acrescenta Guilherme Vohs, da Paulistânia, que também trabalha com cervejas de outros fabricantes.

Drinks e boa comida

Além das cervejas, a exposição etílica terá os drinks da Nusa Frozen e da 021 Batidas Premium. A gastronomia vai da Tasquinha do Portuga aos búrgueres da Vulcano. Como em toda boa oktoberfest, a comida alemã marca presença, com as salsichas, eisbeins, kasslers e muito mais da tradicional Adega do Pimenta, direto de Santa Teresa.

Rock, blues e música tradicional

Acima  de tudo roqueira, a programação musical da Oktoberfest Downtown traz 20 shows gratuitos em suas oito tardes e noites de festa, além de discotecagem a cargo do DJ Elvis, que começa a tocar desde o horário de abertura, sempre às 12h.

O rock vai do clássico Analfa, com seus 40 anos de estrada ao Road Rock, que homenageou o Queen no último Downtown Cover. em janeiro. Passa ainda por décadas mais recentes, com Madame Beretta e California 55, em tributos de Arctic Monkeys e Red Hot Chilli Peppers ao punk pop californiano dos anos 90. Já The Canecutters mixam rock’n’roll com blues. 

A música tradicional alemã aporta com as petropolitanas Bauernband e Spiel Und Charm e o folk irlandês vem com o Tailten, já presente no St. Patrick’s Downtown de março

INÍCIO | tailten

(veja a programação completa, com horários, mais abaixo).

Alô, torcida do Flamengo!

Coincidindo com a final da Libertadores, no sábado (29), o dia de encerramento da Oktoberfest Downtown não deixa os torcedores de fora da festa. O palco da Praça Central terá um telão para todos assistirem à partida entre Flamengo e Atlético-PR, às 17h – com muita cerveja para comemorar. Em função do jogo, também será o único dia com um show começando mais cedo, às 15h. Nos demais, começam entre 17h e 19h.

 PROGRAMAÇÃO

FIM DE SEMANA 1

Sexta, 14/10

19h: ANNAPOLIS

21h: ROAD ROCK

Sábado, 15/10

17h: TAILTEN 

19h: ABSINTO

21h: ANALFA

FIM DE SEMANA 2

Quinta, 20/10

19h: SICILIANA

Sexta, 21/10

17h: THE CANECUTTERS

19h: MADAME BERETTA

21h: V-TRIX

Sábado, 22/10

17h: SPIEL UND CHARM 

19h: CALIFORNIA 55

21h: VOODUO

FIM DE SEMANA 3

Quinta, 27/10

19h: ROCK DAKOMBI

Sexta, 28/10

17h: SPIEL UND CHARM 

19h: HIPERNOVA

21h: GARGAMEL DK

Sábado, 29/10

15h: BAUERNBAND 

17h: FINAL DA LIBERTADORES: FLAMENGO X ATLÉTICO-PR

19h: DEIA CASSALI

21h: BLACK CIRCLE

(programação sujeita a alterações)

OKTOBERFEST DOWNTOWN

Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca

De 14 a 29 de outubro, sempre com entrada franca:

Primeiro fim de semana, dias 14 e 15 (sexta e sábado)

Segundo fim de semana, dias 20, 21 e 22 (quinta, sexta e sábado)

Terceiro fim de semana, dias 27, 28 e 29 (quinta, sexta e sábado)

A partir das 12h

Pet friendly

Mais de 3 mil vagas de estacionamento

Metrô: Jardim Oceânico

BRT: Bosque Marapendi

Pontos de ônibus, táxi e uber na entrada principal