Edição carioca do “Intel Extreme Masters” vai incluir pegada sustentável

Redacao Por Redacao - Equipe
6 Min Read

No dia 11 de outubro, o município do Rio de Janeiro recebe o  maior evento internacional de games do mundo, o “Intel Extreme Masters”. Segundo dados da ESL FACEIT Group, empresa responsável pelo evento, a etapa carioca contará com a participação das 16 melhores equipes de Counter-Strike 2 do mundo, que disputarão parte do prêmio de 250 mil dólares, além de atrair milhares de fãs. A competição completa 18 anos em 2024, com passagem pela América Latina, além de Europa e Ásia, apesar disso, a edição brasileira será a primeira da história a levar conscientização ambiental para a arena.

Em parceria com a Circular Brain, uma startup especializada em economia circular de resíduos eletroeletrônicos, o evento contará com um estande exclusivamente dedicado ao descarte de eletrônicos quebrados ou fora de uso. “Estamos falando de um evento totalmente ligado ao mundo dos eletrônicos, com pessoas que consomem esse tipo de bem o tempo todo, por isso entendemos que estava na hora de unirmos esse público a uma causa que também tem relevância mundial”, diz Livia Santarelli, Gerente de Marketing da Circular Brain. 


LEIA TAMBÉM

“A Intel acredita que inovação e sustentabilidade devem andar de mãos dadas. Nossa parceria com a Circular Brain no Intel Extreme Masters (IEM) é uma oportunidade de mostrar que, além de jogar e se divertir, podemos fazer a diferença. ESG é uma prioridade para nós, e estamos sempre buscando formas de gerar impacto positivo para toda a sociedade, com um futuro mais sustentável e inclusivo, conectando a paixão pelos games com iniciativas sustentáveis, como o descarte consciente de lixos eletrônicos. Convidamos todos para vir fazer parte dessa mudança”, afirma Giovana Gaiolli, Gerente de Marketing da Intel Brasil.

O jogo Counter Strike 2, mais conhecido como “CS2” é um dos mais populares no Brasil. Segundo dados da plataforma de games, Leefity, o país é responsável por 5,43% da quantidade total de jogadores, sendo a terceira maior comunidade do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e Estados Unidos. Inspirada nesses dados, a Circular Brain decidiu ambientar a área de descarte com o  “Mapa do Inferno”, parte essencial da série, criada para a versão 1.1 e que se mantém no jogo há mais de duas décadas. “Queríamos um espaço que estivesse totalmente integrado ao público e à competição. Pensamos em cada detalhe do jogo, que tem como objetivo armar e desarmar bombas, sequestrar e salvar reféns”, explica Lívia. 

Da analogia com o jogo surgiu a ideia do espaço “Recycle to Defuse”. “Todos serão convidados a descartar corretamente os eletrônicos que estão parados em suas casas e escritórios e metaforicamente “desarmar” a bomba que tem se transformado os  aterros sanitários, com centenas e milhares de equipamentos descartados de forma incorreta, contaminando o meio ambiente”, explica Lívia. Segundo dados da ONU, o Brasil gera 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e apenas 3% é reciclado corretamente. “Cada vez que você faz o descarte correto, está ajudando a desarmar essa bomba. A diferença é que, ao contrário do jogo, onde tudo não passa de cenas apocalípticas, estamos realmente salvando o planeta”. 

O espaço “Recycle to Defuse” ficará disponível para descarte durante todo evento. Podem ser descartados itens como  celulares, notebooks, carregadores, fone de ouvido , mouse, telas, TVs (exceto tubo), cabos, fontes, powerbank, consoles, headsets, computadores, joystick, entre outros. Pilhas e baterias não devem ser descartados nesse local. 

O “Intel Extreme Masters” acontece de 11 a 13 de outubro, na Farmasi Arena, Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca. Para mais informações sobre descarte de eletrônicos, acesse o site www. circulare.com.br.

SOBRE A PARCERIA  CIRCULAR BRAIN E INTEL

A Circular Brain é uma startup que promove a Economia Circular de Resíduos Eletroeletrônicos, conectando e simplificando o processo de descarte dos consumidores finais, democratizando o Descarte de resíduos eletroeletrônicos, conectando empresas, recicladores e consumidores através do Ecossistema Circulare, que possui parceria com 25 recicladores localizados em 10 estados brasileiros e através da tecnologia, digitaliza a gestão das operações e garante a rastreabilidade dos resíduos processados em toda a cadeia logística. A partir desta rede com capilaridade nacional, a Circulare oferece Programas individuais de Logística Reversa para Fabricantes e Importadores de produtos eletrônicos, garantindo a conformidade ambiental.

A parceria da Circular Brain com a Intel, começou em 2022, através da ação “Recicla PC”, que promove o descarte e  a economia circular de notebooks e computadores. 

Serviço:

Intel Extreme Masters

11 a 13 de outubro – Farmasi Arena 

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro 

Estande “Recycle to Defuse” da Circular Brain.

Compartilhe esta notícia