A Iguá Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de água na Zona Sudoeste e em partes do Centro-Sul Fluminense, vai utilizar a parada programada anual do Sistema Guandu (realizada pela Cedae) na próxima terça-feira (25/11) para executar um plano intensivo de modernização de suas redes.
O momento, em que a produção de água será suspensa, é considerado estratégico para realizar melhorias importantes que exigem que as tubulações estejam completamente secas.
Zona Sudoeste e Serviços Essenciais
A Iguá Rio implementará mais de 10 frentes de serviço em sua área de atuação. As intervenções fazem parte do plano de investimento da concessionária, que visa modernizar e ampliar o sistema para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, além de Miguel Pereira e Paty do Alferes.
As ações programadas são essenciais para otimizar o fornecimento de água e acelerar a retomada do abastecimento em situações emergenciais:
- Manutenções preventivas e reparos em tubulações.
- Instalação de novos equipamentos de distribuição.
“Nosso objetivo é garantir que essas ações tenham benefícios duradouros para os moradores, reforçando a qualidade do fornecimento e minimizando os impactos na rotina da população”, explica Lucas Arrosti, diretor de operações da Iguá Rio.
⏱️ Cronograma e Mitigação de Impactos
A concessionária alertou que, após a retomada da produção integral pela Cedae, o abastecimento será normalizado de forma gradativa, podendo levar até 72 horas para ser totalmente restabelecido nas áreas de atuação da empresa.
Atenção:
- Pontas de Rede e Áreas Elevadas: Nestas regiões, o retorno do fornecimento pode levar mais tempo devido à pressurização da rede.
- Serviços Essenciais: Para minimizar transtornos, a Iguá Rio contará com quatro reservatórios flexíveis (400m³) e priorizará o abastecimento de unidades de saúde e ensino, inclusive com fornecimento de caminhões-pipa.
A Iguá Rio reforça a importância do uso consciente da água durante o período e disponibiliza o contato para dúvidas: 0800 400 0509 (telefone ou WhatsApp).

