Não querem paz

Israel rompe cessar-fogo e bombardeia a Faixa de Gaza

Ataques aéreos e terrestres atingem Rafah após suposto conflito com militantes do Hamas; ciclo de violência se mantém intenso

JR Vital - Diário Carioca
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
- Editor
Ataques respondem a ataque do Hamas contra unidade militar israelense; conflito reaquece apesar do acordo mediado pelos EUA

Israel lançou uma série de ataques aéreos contra a cidade de Rafah, na Faixa de Gaza, depois de acusar o grupo islamita Hamas de atacar uma unidade de engenharia militar israelense com uma escavadora usada para destruir túneis da organização.

As operações, que incluem bombardeios e confrontos terrestres, são consideradas uma violação flagrante do cessar-fogo vigente desde 10 de outubro, um acordo mediado pelos Estados Unidos.

Dinâmica do conflito

Fontes de segurança confirmaram os ataques em Rafah, enquanto os quatro ou cinco assaltantes fugiram em scooters pela autoestrada A6, na direção sudeste da França, segundo relatos das autoridades.

- Publicidade -

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Givr, instou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a intensificar a ofensiva contra a Faixa de Gaza em resposta ao fogo cruzado, com ordem para que as Forças de Defesa de Israel (FDI) retomem totalmente os combates.

O acordo de cessar-fogo e suas fases

O cessar-fogo entre Israel e Hamas, proposto pelos EUA, prevê três fases principais:

  1. Libertação dos reféns;
  2. Desarmamento do Hamas;
  3. Reconstrução gradual da Faixa de Gaza sob supervisão internacional.

A segunda fase, a desmilitarização, é considerada a mais complexa e controversa, especialmente para Israel, que a vê como essencial para pôr fim ao conflito.

- Publicidade -
https://twitter.com/i/status/1979889043480428559

Situação humanitária e internacional

O ciclo de violência continua a causar mortes, destruição e tensões internacionais, enquanto esforços diplomáticos buscam consolidar uma trégua duradoura para a região.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Follow:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.