quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoAliados intensificam apoio à Ucrânia após apelo de Zelenskyy

Aliados intensificam apoio à Ucrânia após apelo de Zelenskyy

Após um apelo urgente do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, na sexta-feira (1), uma coalizão de países decidiu enviar tropas e suporte militar para reforçar a Ucrânia. Zelenskyy fez o pedido em resposta à mobilização de ao menos 10 mil soldados da Coreia do Norte em direção à Rússia, movimento que ele considera uma ameaça direta à integridade ucraniana e à estabilidade global.

Em uma mensagem contundente no Telegram, Zelenskyy destacou que “a América, a Grã-Bretanha, a Alemanha e outros países apenas assistem enquanto a Coreia do Norte envia tropas para apoiar a Rússia”. Ele pediu especificamente armamentos de longo alcance para neutralizar as forças norte-coreanas posicionadas em território russo.


Poderíamos agir preventivamente contra essa ameaça, mas dependemos do apoio de nossos aliados

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia

A resposta dos países aliados foi rápida. Em um comunicado conjunto, ministros das Relações Exteriores de Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e o alto representante da União Europeia expressaram “graves preocupações” e anunciaram apoio direto à Ucrânia.

“Reafirmamos nosso compromisso inabalável de apoiar a Ucrânia enquanto defende sua liberdade, soberania, independência e integridade territorial. Estamos trabalhando com nossos parceiros internacionais visando uma resposta coordenada a esse novo acontecimento”, diz a carta.

“O envolvimento da Coreia do Norte ao lado da Rússia representa uma séria ameaça à paz e à segurança europeia e indo-pacífica”, declararam os ministros, reforçando que tal aliança viola o Direito Internacional e as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A declaração conjunta também manifestou preocupação com a possibilidade de transferências de tecnologia nuclear e de mísseis balísticos entre os dois países, o que agravaria ainda mais a escalada do conflito.

Os Estados Unidos, em particular, indicaram que podem flexibilizar restrições ao uso de armas americanas pela Ucrânia caso soldados norte-coreanos entrem efetivamente no combate. “Parte dessas tropas já está próxima da Ucrânia, e receamos que a Rússia esteja se preparando para utilizá-las em ações ofensivas ou de apoio logístico”, afirmou a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh.

Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o uso de tropas norte-coreanas é uma “decisão soberana” da Rússia. Já a ministra das Relações Exteriores norte-coreana, Choe Son Hui, durante encontro em Moscou, garantiu o apoio de seu país à Rússia “até o dia da vitória”.

As tropas norte-coreanas, após um período de treinamento no leste da Rússia, foram vistas em Kursk, região na fronteira com a Ucrânia que já foi palco de confrontos com tropas ucranianas. Relatos indicam que os soldados estão utilizando uniformes russos e recebendo instruções na língua local.

Os aliados reafirmaram seu compromisso em defender a soberania ucraniana e garantir uma resposta coordenada à crescente cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte, ampliando seu apoio à Ucrânia enquanto ela resiste à ofensiva russa.

Parimatch Cassino online
André Luiz
André Luizhttps://www.diariocarioca.com/
Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, André Silva atuou em mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias