quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoAutopsia revela que Israel matou brasileiro de 17 anos de fome
Crueldade Genocida

Autopsia revela que Israel matou brasileiro de 17 anos de fome

Tel Aviv – O laudo do Instituto Forense Abu Kabir, divulgado em 3 de abril, concluiu que o brasileiro Walid Khalid Abdullah Ahmad, de 17 anos, morreu sob custódia de Israel por causa de fome, desidratação e complicações infecciosas. O adolescente estava preso no centro de detenção de Megido desde 30 de setembro de 2024.

O documento detalha que Walid apresentava desnutrição prolongada, teve diarreia induzida por colite e não recebeu atendimento médico adequado, fatores que agravaram seu quadro de saúde e levaram à morte no dia 22 de março, às 9h10.


Prisão ignorou estado de saúde de adolescente

Segundo a organização Defesa das Crianças Internacional, Walid desmaiou no pátio do presídio. Outras crianças o levaram até a enfermaria. Profissionais de saúde tentaram reanimá-lo com um desfibrilador, mas ele não resistiu.

O centro de detenção de Megido, onde o adolescente estava encarcerado, já havia sido alvo de denúncias por violações de direitos humanos. Organizações palestinas acusam o local de aplicar tortura, espancamentos, privação alimentar e uso de cães contra os detentos.


Brasil cobra resposta do governo de Israel

O caso provocou uma reação imediata do governo brasileiro. O Itamaraty divulgou uma nota oficial exigindo esclarecimentos e expressou indignação com o ocorrido. A diplomacia de Israel ainda não respondeu às acusações.

Walid Khalid era o primeiro menor de idade a morrer sob custódia israelense, segundo a Defesa das Crianças Internacional – Palestina. Até o momento, 63 prisioneiros palestinos morreram em prisões de Israel desde o início da guerra em Gaza.


Cisjordânia abriga milhares de brasileiros palestinos

Cerca de 6 mil palestinos com origem brasileira vivem na Cisjordânia, área parcialmente ocupada por Israel. A Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) condenou a morte de Walid e reforçou as denúncias sobre o centro de detenção de Megido.

O jornal israelense Haaretz também publicou relatos de abusos em presídios. As denúncias incluem presos mantidos nus, amarrados pelas mãos e pés, sem comida ou cobertores, e hospitalizações causadas pelos maus-tratos.


Itamaraty já repatriou mais de 1,5 mil brasileiros

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o governo brasileiro organizou diversas ações para retirada de seus cidadãos da região. O Itamaraty informou que 1.560 brasileiros e seus familiares já foram repatriados, vindos de áreas como Israel, Gaza e Cisjordânia.


Entenda o caso Walid Khalid: morte sob custódia israelense

Resumo dos principais pontos da morte do brasileiro em Israel

  • Walid Khalid Abdullah Ahmad, 17 anos, morreu em 22 de março
  • Autópsia revelou fome, colite, desnutrição e negligência médica
  • Adolescente foi preso em setembro de 2024 no centro de Megido
  • Governo brasileiro reagiu com nota contundente via Itamaraty
  • Israel não respondeu oficialmente às conclusões do laudo
  • Fepal e jornais israelenses denunciaram tortura e abusos
  • Mais de 60 palestinos morreram sob custódia israelense
  • 1.560 brasileiros foram repatriados da região desde o início da guerra
Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias