quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioMundoChuvas fortes causam enchentes no sudeste da França

Chuvas fortes causam enchentes no sudeste da França

Paris – Fortes chuvas provocaram enchentes e alagamentos severos em várias regiões do sudeste da França nesta quinta-feira (17). As áreas mais afetadas incluem os departamentos de Ardèche, Rhône, Haute-Loire, Loire, Lozère e Alpes-Maritimes, todos colocados em alerta vermelho pela Météo-France, o instituto de meteorologia francês. As autoridades locais tomaram medidas emergenciais, como o fechamento de escolas e estradas, além da retirada de moradores de áreas de risco com o auxílio de helicópteros.

O apresentador de rádio Philippe Maisonnette, que trabalha em Annonay, uma das cidades mais atingidas, relatou a rapidez com que as águas subiram. “De repente, ouvimos uma enxurrada”, disse ele. A cidade, cortada por dois rios, sofreu com o transbordamento da barragem de Ternay, situada ao norte.

Inundações em Ardèche e Rhône

Na cidade de Annonay, o gerente de restaurante Fred Valery descreveu que o estabelecimento ficou completamente alagado. “O restaurante está cheio até o teto”, afirmou. As escolas e creches da região foram evacuadas, e a Câmara Municipal orientou os moradores a permanecerem em casa, já que a situação evolui rapidamente.

A cerca de 10 quilômetros de distância, o rio Deûme também transbordou. Segundo a Météo-France, a previsão é de que as chuvas alcancem até 630 mm em 48 horas em algumas áreas.

Mobilização das equipes de emergência

Em Rhône, o rio Gier transbordou, alagando a cidade de Givors e obrigando a evacuação de 180 pessoas do bairro de Cornets. Centros de acolhimento foram abertos na cidade vizinha de Grigny, e as estradas entre Lyon e Saint-Etienne foram fechadas devido às inundações. O tráfego ferroviário na região também foi interrompido.

Equipes de bombeiros, auxiliadas por helicópteros, estão em ação para resgatar pessoas em áreas de risco. Mais de 230 intervenções foram realizadas apenas em Ardèche, onde 110 pessoas já foram resgatadas. Apesar da gravidade da situação, não há registro de vítimas até o momento.


Perguntas Frequentes sobre as Enchentes no Sudeste da França

Quais regiões da França estão em alerta vermelho?
Os departamentos de Ardèche, Rhône, Haute-Loire, Loire, Lozère e Alpes-Maritimes estão em alerta vermelho devido às enchentes.

Como estão sendo feitos os resgates?
Os resgates estão sendo realizados por equipes de bombeiros, com o auxílio de helicópteros em áreas de difícil acesso.

Qual foi o impacto nas cidades?
Várias cidades enfrentam alagamentos severos, com estradas fechadas, evacuação de moradores e interrupção de serviços como o transporte ferroviário.

Quantas pessoas já foram resgatadas?
Até o momento, mais de 110 pessoas foram resgatadas em Ardèche e outras regiões fortemente afetadas.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias