quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoCineasta palestino sequestrado e torturado por Israel é libertado

Cineasta palestino sequestrado e torturado por Israel é libertado

Cisjordânia – O cineasta palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário vencedor do Oscar 2025, “Sem Chão” (“No Other Land”), foi libertado nesta terça-feira (25) após ter sido agredido e sequestrado por colonos israelenses na Cisjordânia ocupada.

Hamdan Ballal está livre e prestes a voltar para casa”, informou o cineasta israelense Yuval Abraham, que também dirigiu o documentário, em publicação no X.

Agressão e sequestro

Colonos israelenses atacaram Hamdan Ballal na segunda-feira (24), durante uma celebração do Ramadã na vila palestina de Susiya, próxima a Hebron. Segundo Yuval Abraham, ele foi brutalmente espancado, sofreu ferimentos na cabeça e no estômago, e depois levado a um local desconhecido.

De acordo com Abraham, o cineasta passou a noite algemado e vendado em uma base militar de Israel, onde soldados o espancaram no chão. “Após o ataque, Hamdan foi algemado e vendado a noite toda em uma base do exército, enquanto dois soldados o espancavam”, revelou.

Relato de testemunhas

O prefeito de Susiya, Jihad Nawajaa, relatou que dezenas de colonos atacaram a vila e tentaram roubar ovelhas de moradores palestinos. “Eles invadiram durante o Iftar, o momento de quebra do jejum diário, e os jovens saíram para impedir. O saldo foi de oito feridos do nosso lado”, afirmou.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram a prisão de Hamdan Ballal, alegando que ele fazia parte de um grupo de palestinos que arremessava pedras contra colonos. No entanto, negaram que ele tenha sido retirado à força de uma ambulância, como denunciado por Yuval Abraham.


Entenda o caso: cineasta sequestrado na Cisjordânia

  • Sequestro e agressão: Colonos israelenses atacaram Hamdan Ballal em Susiya.
  • Prisão militar: Soldados israelenses mantiveram Ballal algemado e vendado.
  • Denúncias: Abraham afirmou que Ballal sofreu espancamento em uma base militar.
  • Resposta de Israel: IDF admitiu a prisão, mas negou retirada forçada da ambulância.
Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias