terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoDéspota Donald Trump ameaça censurar TVs dos EUA: 'Só me dão publicidade ruim'
Déspota e Censor

Déspota Donald Trump ameaça censurar TVs dos EUA: ‘Só me dão publicidade ruim’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18/9) retirar a licença de emissoras de TV abertas que, segundo ele, estariam “contra” seu governo.

Sem apresentar provas, afirmou que 97% das redes fazem oposição e acusou a mídia de transmitir apenas notícias negativas. “Eles só me dão publicidade ruim. Talvez a licença deles deva ser retirada”, declarou em coletiva na Casa Branca.

Ataques à imprensa e apoio da FCC

Trump citou o apoio de Brendan Carr, chefe da Comissão Federal de Comunicações (FCC), que defendeu regras mais rígidas para veículos de comunicação. Carr afirmou que a credibilidade da mídia tradicional estaria “completamente destruída” e elogiou a posição do presidente.

As declarações ocorreram após a suspensão do programa do apresentador Jimmy Kimmel, exibido pela ABC, em meio a polêmica envolvendo comentários sobre o ativista de extrema-direita Charlie Kirk, morto em 10 de setembro. A retirada do programa do ar reacendeu o embate entre Trump e grandes redes de comunicação.

Histórico de ataques e críticas

No fim de agosto, o republicano já havia criticado a NBC e a ABC por suposta parcialidade, defendendo que suas licenças fossem cassadas. “Eu seria totalmente a favor disso, porque elas são tão tendenciosas e mentirosas. Uma ameaça real à nossa democracia”, escreveu na rede social Truth Social.

Riscos de censura e repercussão política

A escalada de ataques contra a imprensa ocorre em meio à tensão política no país, com Trump reforçando seu discurso contra veículos que considera hostis. Ele repete acusações de manipulação de notícias e sustenta que há perseguição midiática contra seu governo.

Até o momento, as emissoras citadas não comentaram oficialmente as falas do presidente. A oposição no Congresso classificou a ameaça como autoritária e alertou para riscos de censura e de enfraquecimento das instituições democráticas nos Estados Unidos.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias