quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoEntidade americana pede fim do tarifaço e alerta: EUA dependem da carne brasileira para hambúrgueres

Entidade americana pede fim do tarifaço e alerta: EUA dependem da carne brasileira para hambúrgueres

Sem carne moída, não há hambúrguer. Sem hambúrguer, como satisfazer o apetite dos americanos? Esse é o dilema que o Brasil enfrenta no momento, após os Estados Unidos imporem tarifas elevadas sobre a carne brasileira.

Michael Skahill, diretor-executivo da Meat Import Council of America (Mica), enviou carta ao governo brasileiro solicitando a revisão das taxas. Ele alerta que os EUA enfrentam deficiência estrutural em aparas bovinas magras, essenciais para misturar com cortes mais gordurosos e produzir carne moída. O rebanho americano é otimizado para bifes marmoreados, tornando insuficiente a produção interna desse tipo de corte.

“As aparas magras importadas do Brasil são usadas pelos processadores americanos para atender à demanda de cerca de 50 bilhões de hambúrgueres consumidos anualmente no país. Sem elas, a produção ficaria mais cara e limitada”, disse Skahill.

Em 2024, os americanos gastaram US$ 15,3 bilhões em carne moída, aumento de 10% em relação a 2023. As projeções indicam que a produção doméstica seguirá restrita até 2027, reforçando a dependência das importações brasileiras.

Atualmente, o Brasil exporta cerca de 400 mil toneladas de carne para os EUA por ano. Antes do tarifaço de agosto, a taxa aplicada era de 36,4%; agora, chega a 76,4%, percentual que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), inviabiliza a venda do produto.

O caso está relacionado à Seção 301 da Lei do Comércio dos EUA, que permite ao presidente adotar medidas contra países que violem regras internacionais ou restrinjam o comércio americano.

A consulta pública sobre a questão está aberta, e uma audiência está marcada para 3 de setembro.

Caso não haja acordo, os EUA podem aplicar sanções unilaterais ou levar a disputa à Organização Mundial do Comércio (OMC), prejudicando ainda mais as exportações brasileiras.

Parimatch Cassino online
Evaristo De Paula
Evaristo De Paulahttps://www.diariocarioca.com/
Evaristo de Paula é jornalista e redator de Política no www.diariocarioca.com, atuou em vários veículos de comunicação

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias