quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoEx-presidente do parlamento ucraniano é assassinado
Guerra

Ex-presidente do parlamento ucraniano é assassinado

O ex-presidente do parlamento da Ucrânia, Andriy Parubiy, foi morto a tiros neste sábado em Lviv, cidade próxima à fronteira com a Polônia.

O presidente Volodymyr Zelenskyy confirmou o assassinato em nota publicada na rede X e ordenou investigação imediata.


Circunstâncias do ataque

A polícia ucraniana informou que foi acionada por volta das 12h00 (hora de Kiev), após relatos de um tiroteio no bairro Frankivskyi, sul de Lviv. A vítima morreu no local. O autor do crime ainda não foi identificado e está foragido. As motivações do ataque permanecem desconhecidas.

Segundo o Kyiv Independent, o suspeito estava disfarçado de entregador, vestia roupas negras e carregava um saco amarelo. Imagens de câmeras de vigilância, compartilhadas pelo jornalista Vitaliy Glagola no Telegram, mostram o agressor aproximando-se de Parubiy e fugindo a pé após o disparo.

Reação das autoridades

O presidente Zelenskyy manifestou condolências à família de Parubiy e afirmou que todas as forças de segurança estão mobilizadas para capturar o autor.

“O ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, e o procurador-geral Ruslan Kravchenko divulgaram as primeiras informações sobre o terrível assassinato ocorrido em Lviv. Andriy Parubiy foi morto. Todas as forças e meios necessários estão envolvidos na investigação e na busca pelo assassino”, disse Zelenskyy.

A deputada Iryna Herashchenko, do partido Solidariedade Europeia, confirmou a morte de Parubiy ao jornal Kyiv Independent.

Histórico de Andriy Parubiy

Andriy Parubiy, 54 anos, era historiador e residente em Lviv. Atuante desde a Revolução Laranja em 2004, teve papel central na Revolução EuroMaidan de 2014. Foi presidente da Verkhovna Rada, parlamento ucraniano, entre 2016 e 2019, liderando importantes reformas políticas durante seu mandato.

O assassinato de Parubiy ocorre em um contexto de instabilidade política e tensões contínuas na Ucrânia, levantando preocupações sobre segurança de líderes políticos no país.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias