O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta terça-feira (9) com o presidente da Bolívia, Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra. O encontro está agendado para as 10h (horário local), marcando a primeira visita de Lula ao país vizinho em seu terceiro mandato. Lula chegou à Bolívia na noite de segunda-feira (8), após participar da Cúpula do Mercosul no Paraguai, onde Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco.
Durante a reunião, os dois líderes terão um encontro restrito, seguido por uma reunião ampliada com autoridades e parte da delegação brasileira. Posteriormente, Lula e Arce participarão de uma cerimônia de assinatura de atos e farão uma declaração conjunta à imprensa.
LEIA TAMBÉM
- Médicos acham que perda de olfato e paladar pode ser um sintoma de coronavírus
- Experiência extrema no vulcão mexicano desafiou a velocidade da luz
- Inelegível, Bolsonaro confirma presença na posse de Milei após recusa de Lula: “Se ele fosse ficaria difícil”
- Presidente do Peru agradece cooperação da China, maior parceiro comercial
- Bolívia registra mais 776 casos e 5 mortes por covid-19
A agenda inclui discussões sobre o combate ao tráfico de pessoas e ao narcotráfico, acesso de brasileiros na Bolívia aos serviços de saúde pública, possíveis mudanças na cota da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, e a construção de uma ponte binacional em Guajará-Mirim (RO).
No período da tarde, Lula terá um encontro com empresários, reforçando a proximidade dos laços entre os dois países e os esforços brasileiros na reconstrução das relações bilaterais. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) destacou a importância da visita como parte do esforço brasileiro na reconstrução das relações bilaterais.
“Depois de participar da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, cheguei a Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde fui recebido por lideranças de movimentos sociais. Queremos fortalecer as relações entre nossos países e também a integração regional”, escreveu Lula em seu perfil na rede social X.