Tensão Escalada

Putin debocha de Trump e da Otan em recados duros a líderes europeus

O presidente russo ironizou Donald Trump por chamar a Rússia de "tigre de papel" e debochou das acusações de drones

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Vladimir Putin - Foto: Pixabay

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, usou um fórum em Sochi nesta quinta-feira (2) para enviar recados diretos e provocativos a líderes ocidentais, principalmente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em tom de deboche, Putin ironizou as acusações de que drones russos teriam invadido o espaço aéreo de países europeus e alertou para uma “escalada perigosa” no conflito da Ucrânia.

O Deboche à Otan e a Crítica a Trump

O líder russo rebateu diretamente a declaração de Donald Trump da semana passada, que chamou a Rússia de “tigre de papel”, sugerindo que uma potência militar de verdade já teria vencido a guerra na Ucrânia.

“Um tigre de papel. E então? Que lidem com esse tigre de papel,” disse Putin. “Se estamos lutando contra toda a Otan, estamos avançando, e nos chamam de tigre de papel, então o que é a Otan?”

Putin reforçou a narrativa de que o país está em um conflito direto contra o Ocidente, lutando “contra quase toda a Otan“, e usou a ironia para descartar as acusações europeias de violação de espaço aéreo. “Não vou mais mandar drones para a Dinamarca, prometo”, debochou, referindo-se a incidentes relatados sobre a Dinamarca, Polônia e Estônia.



Aviso de “Escalada Perigosa” Sobre Mísseis

Em um tom mais sério, Putin elevou o alerta sobre a possibilidade de os Estados Unidos enviarem mísseis de longo alcance Tomahawk para a Ucrânia. Segundo o presidente russo, o uso de mísseis que podem atingir alvos a até 2.500 km de distância e ameaçar quase todo o território russo levaria a uma nova fase de escalada do conflito.

“É impossível usar Tomahawks sem participação direta de militares americanos. Isso significaria um estágio completamente novo, inclusive nas relações entre Rússia e Estados Unidos,” alertou.

O alerta ocorre em meio a reportagens, como a do The Wall Street Journal, de que os EUA estão estudando a possibilidade de fornecer tais mísseis e auxiliar a Ucrânia com inteligência para ataques contra a Rússia.

Recado aos Europeus: “Acalmem-se”

Putin criticou ainda os líderes europeus por fomentarem uma “histeria” sobre uma guerra iminente contra a Rússia. Ele classificou os alertas de que a Rússia pode atacar países da Otan como “absurdo” e “mantra” repetido por líderes que seriam “incompetentes” ou “simplesmente desonestos”.

O líder russo encerrou seu recado aos europeus de forma desdenhosa: “Quero apenas dizer: acalmem-se, durmam tranquilos e cuidem dos seus próprios problemas. Basta ver o que acontece nas ruas das cidades europeias.” Ele defendeu que Kiev negocie o fim da guerra, alegando que a Rússia tem contingente militar suficiente, ao contrário da Ucrânia.

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.