Novo presidente

Reformista vence eleição presidencial no Irã

Masoud Pezeshkian derrota conservador no segundo turno

O candidato reformista iraniano Masoud Pezeshkian discursa em seu comício para as 14ª eleições presidenciais em Teerã, Irã, em 3 de julho de 2024. [Fatemeh Bahrami - Anadolu Agency]
O candidato reformista iraniano Masoud Pezeshkian discursa em seu comício para as 14ª eleições presidenciais em Teerã, Irã, em 3 de julho de 2024. [Fatemeh Bahrami - Anadolu Agency]

Teerã – O veterano legislador reformista Masoud Pezeshkian foi eleito o novo presidente da República Islâmica do Irã, derrotando o rival conservador Saeed Jalili no segundo turno das eleições presidenciais. Pezeshkian obteve 16.384.403 votos dos 30.530.157 apurados.

O que você precisa saber:

  • Pezeshkian venceu com 53,7% dos votos válidos
  • A participação eleitoral superou 50%, maior que no primeiro turno
  • O novo presidente substituirá Ebrahim Raisi, falecido em maio
  • Pezeshkian é ex-ministro da saúde e cardiologista

Alta participação eleitoral

O comparecimento às urnas surpreendeu, superando 50%. Isso representa um aumento significativo em relação ao primeiro turno (40%) e às eleições de 2021 (48,8%). Cerca de 61 milhões de iranianos estavam aptos a votar.

Apuração e resultados

A contagem dos votos iniciou imediatamente após o fechamento das urnas. Inicialmente, Pezeshkian liderava por uma margem estreita. Contudo, a diferença aumentou progressivamente até a vitória final.

Perfil do novo presidente

Masoud Pezeshkian tem um histórico político discreto. Ele atuou como ministro da saúde no governo de Mohammad Khatami (2001-2005) e representa Tabriz no parlamento desde 2008. Além disso, Pezeshkian é cardiologista e ex-diretor da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz.

Transição de poder

O novo presidente substituirá Ebrahim Raisi, que faleceu em um acidente de helicóptero em 19 de maio. A eleição antecipada foi realizada conforme exigido pela Constituição iraniana.