terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoAméricasReino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina
Palestina Livre

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Reconhecimento histórico da Palestina

O Reino Unido, o Canadá e a Austrália anunciaram neste domingo (21) o reconhecimento oficial do Estado da Palestina. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, classificou a decisão como histórica e publicou em seu X que a medida visa renovar a esperança de paz entre palestinos e israelenses, avançando na solução de dois Estados.

“Hoje, para renovar a esperança de paz entre palestinos e israelenses e avançar na solução de dois Estados, o Reino Unido reconhece formalmente o Estado da Palestina”, disse Starmer, acompanhado de vídeo com sua declaração.

Compromisso internacional com a paz

O Canadá, através do primeiro-ministro Mark Caney, afirmou que reconhece o Estado da Palestina e oferece parceria para construir um futuro pacífico tanto para palestinos quanto para israelenses.

Na Austrália, o comunicado assinado pelo premiê Anthony Albanese e pela chanceler Penny Wong ressaltou que a decisão reflete o compromisso do país com a solução de dois Estados, considerada “o único caminho para a paz e a segurança duradouras para ambos os povos”.

Contexto e pressão internacional

A decisão representa uma mudança significativa em alianças históricas do Ocidente e lembra a posição já assumida pelo presidente francês Emmanuel Macron.

A escalada da violência em Gaza, com bombardeios que causaram milhares de mortes de civis, incluindo mulheres e crianças, e a recusa de Israel em permitir ajuda humanitária básica — como água, alimentos e serviços médicos — intensificaram críticas de organizações internacionais, incluindo a ONU.

O gesto dos três países reforça a pressão internacional para uma solução pacífica e duradoura entre palestinos e israelenses, em um contexto marcado por tensão e emergência humanitária.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Pentágono restringe jornalistas e impõe informações pré-aprovadas

Novas regras da administração Trump limitam acesso da imprensa a dados militares.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias