terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoTrump assina ordem para punir quem queimar bandeira dos EUA
Enquanto ataca outras nações

Trump assina ordem para punir quem queimar bandeira dos EUA

Presidente anuncia decreto para processar ofensores e restringir vistos e naturalização

O presidente Donald Trump assinou nesta segunda-feira (25) uma ordem executiva instruindo a procuradora-geral Pam Bondi a processar pessoas que queimem ou profanem a bandeira dos Estados Unidos.

Segundo a Casa Branca, a medida busca tratar a profanação como ato ofensivo e provocativo, configurando “desprezo e hostilidade contra a Nação”. Trump afirmou que a violação pode resultar em prisão de até um ano, sem abrandamentos.

A ordem também orienta Bondi a encaminhar casos às autoridades estaduais e locais e permite restrições de vistos, permissões de residência e naturalização para ofensores.


Contexto político e medidas adicionais

Além do decreto sobre a bandeira, Trump assinou outras duas ordens executivas:

  1. Fim da fiança sem pagamento em dinheiro: autoridades federais devem identificar jurisdições que adotam o sistema e suspender recursos federais.
  2. Intervenção em Washington D.C.: a polícia federal terá autorização para acusar de crimes federais pessoas presas durante a intervenção, restringindo a fiança sem pagamento.

As medidas refletem a estratégia de Trump e do Partido Republicano de fortalecer a segurança pública e pressionar governos locais democratas, antecipando a disputa eleitoral de meio de mandato.


Reações e críticas

Críticos apontam que a política de criminalização da profanação e o controle federal sobre fiança e prisões podem violar direitos constitucionais e exacerbar tensões políticas. Defensores afirmam que a ação protege símbolos nacionais e a ordem pública.

A política de fiança sem pagamento permite que réus aguardem julgamento sem pagar valores específicos, prática que Trump considera ameaça à segurança pública e insuficiente para garantir presença nos tribunais.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias