O apresentador Tucker Carlson, uma das principais vozes da extrema-direita norte-americana, afirmou que os Estados Unidos estão a caminho de uma guerra civil.
A declaração foi feita durante seu programa no YouTube, ao comentar os protestos recentes contra o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e manifestações do movimento Antifa.
“Estamos caminhando, não de forma inexorável, mas certamente, em direção a uma guerra civil”, disse Carlson, ao comparar o atual cenário político ao “esgotamento das instituições e da capacidade de diálogo entre grupos com visões opostas”.
“Diferenças grandes demais para serem suportadas”
O comentarista, que é apoiador declarado do presidente Donald Trump, afirmou que as tensões sociais nos EUA estão se tornando insuportáveis.
“As diferenças entre a população dentro das fronteiras do país estão se tornando grandes demais para serem suportadas”, afirmou Carlson, repetindo que a polarização cultural, racial e econômica está destruindo a coesão nacional.
Carlson argumentou que a crise não é recente e que o país vem acumulando ressentimentos há décadas, agravados pela desigualdade e pela alienação das elites.
“Essa omissão das últimas quatro décadas é patética, é política de gente rica”, criticou.
“Os EUA perderam a coesão nacional”
Para o apresentador, os Estados Unidos perderam a identidade comum necessária para sustentar a união política.
“Não há mais uma identidade nacional. E isso não é suficiente para manter o país unido”, completou.
A fala reacendeu o debate sobre o radicalismo político e o risco de violência interna no país — especialmente após as eleições polarizadas e a tentativa de golpe de 6 de janeiro de 2021, que resultou na invasão do Capitólio por apoiadores de Trump.

			
		
		
		
		
		
		
		
		
                               
                             
		
		
		
		
		
		
		
		