VÍDEO – Donald Trump pelado? Estátua gigante vai rodar os Estados Unidos

Apoiadores do empresário acusam os organizadores de violência política

Fernando Ringel
3 Min Read

Na sexta-feira (28), uma escultura do ex-presidente foi inaugurada em Las Vegas. A obra pesa 2,7 toneladas, tem cerca de 13 metros de altura – pouco maior que um prédio de quatro andares – e é feita de espuma sobre vergalhões.

De acordo com os organizadores, a obra é parte de um evento itinerante chamado “Crooked and Obscene Tour” – que significa “Turnê Torto e Obsceno” em português. Dessa forma, quem não puder comparecer ao local da inauguração, no estado de Nevada, poderá vê-la pessoalmente em diferentes cidades dos Estados Unidos.

Ainda segundo a comissão, a ideia é fazer a população refletir sobre o poder e a política na atualidade. No caso, a escultura do candidato nu “é intencional, servindo como uma declaração ousada sobre transparência, vulnerabilidade e as personas públicas de figuras políticas”.

A iniciativa causou polêmica entre os apoiadores do ex-presidente, para quem a estátua é uma forma de incitar violência contra Donald Trump. Confira o vídeo feito por um motorista que passava no momento em que o monumento era instalado.

https://youtube.com/shorts/GQlcMBIutkE?si=BDJxkKbUY9TiNobk

LEIA TAMBÉM

Pelado desde 2016?

Esta não é a primeira vez que uma estátua nua de Trump aparece em público. Em 2016, quando concorria pela primeira vez à presidência, o artista Joshua Monroe criou esculturas do candidato em tamanho real. A iniciativa foi uma encomenda do coletivo INDECLINE e tinha como nome “The Emperor Has No Balls” – traduzido como “O imperador não tem bolas”. Na ocasião, o projeto também foi itinerante.

As estátuas foram expostas em Seattle, Nova York, Cleveland, Los Angeles e São Francisco, sendo que algumas foram vandalizadas e roubadas. As que permaneceram nos locais de exposição, por não possuírem as autorizações necessárias, foram removidas pela polícia. No vídeo abaixo, confira o processo de produção e a reação da população no canal americano Fox News.

Compartilhe esta notícia