quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoZelensky topa reunião com Putin na quinta
Papo de Paz

Zelensky topa reunião com Putin na quinta

Presidente ucraniano quer cessar-fogo antes do encontro com líder russo em Istambul

Kiev – O presidente Volodymyr Zelensky afirmou neste domingo (11) que está pronto para se encontrar com Vladimir Putin. O encontro pode rolar na próxima quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.

A proposta partiu do próprio presidente russo. Em rede nacional, Putin sugeriu que Kiev volte à mesa de negociações “sem pré-condições”.


Zelensky pede trégua imediata

Apesar de aceitar conversar, Zelensky deixou claro que só avança nas negociações com cessar-fogo imediato. “Não há razão para prolongar as mortes”, disse. Ele defende parar os ataques como primeiro passo para abrir espaço ao diálogo diplomático.

Para ele, o mundo espera por uma paz duradoura. Mas tudo começa com uma trégua.


Putin quer retomada do diálogo

Mesmo com as tropas russas ainda avançando, Putin indicou que está aberto à conversa. Ele quer retomar o diálogo direto com a Ucrânia, e sem exigências.

A fala dele veio após países europeus ameaçarem impor novas sanções caso Moscou não aceite uma pausa de 30 dias na guerra.


Turquia pode sediar encontro

O presidente Recep Tayyip Erdogan já disse que Istambul está pronta para sediar a conversa. A cidade turca já recebeu reuniões entre russos e ucranianos no passado. A Turquia é membro da OTAN, mas tenta atuar como ponte de negociação.


Trump pressiona por reunião

Nos EUA, o presidente Donald Trump pediu urgência. Em sua rede Truth Social, ele defendeu que Zelensky aceite o convite russo sem impor trégua.

Putin não quer cessar-fogo, quer paz. A Ucrânia deve aceitar isso IMEDIATAMENTE”, escreveu em letras maiúsculas. Ele também criticou a demora ucraniana: “FAÇAM A REUNIÃO, AGORA”.


Papa fala em paz duradoura

Durante a bênção de domingo, o novo líder da Igreja Católica, papa Leão XIV, também comentou o conflito. Da Praça de São Pedro, ele pediu por uma “paz autêntica, justa e duradoura”.

“O mundo vive uma guerra em pedaços. Guerra nunca mais”, declarou, citando o antigo papa Francisco.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias