Shows

Ney Matogrosso se apresenta no Chile pela primeira vez com Hola Rio

Evento de lançamento ocorre na Embaixada do Brasil no Chile nesta sexta (14)

JR Vital - Diário Carioca
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
- Editor
Ney Matogrosso. Foto: Lucas Landau/ Galpão IBCA

Ney Matogrosso é a primeira atração confirmada no Hola Rio, que receberá um show inédito do cantor em Santiago, em janeiro. Será o primeiro show do artista na cidade em mais de 50 anos de carreira.

Esta sexta (14/11) acontece o lançamento da plataforma Hola Rio na Embaixada do Brasil em Santiago, com a presença de Cristina Pádula, superintendente de Artes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e de Paulo Feitosa, diretor do Hola Rio, responsáveis pela execução do programa.

O evento marca o início da turnê de apresentações de fluminenses por meio da plataforma Hola Rio, que promove a internacionalização da cultura do Rio de Janeiro. Para esta edição, além do Chile, Argentina e Uruguai também receberão artistas. Da música à dança, passando pela moda, gastronomia, teatro e artes visuais, a iniciativa contempla mais de 160 artistas de 35 grupos para representar a diversidade  cultural do Rio. Essa temporada artística vai passar por cinco cidades e soma cerca de 40 apresentações.

- Publicidade -

Na cerimônia será divulgada a programação do PLATEA, que compõe o Festival Internacional Teatro a Mil, um dos eventos que receberá artistas do Rio de Janeiro. O festival ocorrerá entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2026 e receberá o show inédito de Ney. Também irão participar mais cinco grupos de música, de dança e de teatro.

E nesta sexta e sábado (15), o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) expõe os projetos de moda autoral Leripe e IFWB – Membrana Serpente. Já em dezembro, o mesmo local dá lugar a apresentações de música e dança com Bossa 20, Joyce Moreno com o Tardes Cariocas e a Companhia Urbana de Dança. 

“Estamos ampliando nossa rede de impacto e fortalecendo os laços com os nossos coirmãos da América do Sul. O investimento realizado este ano através do edital de internacionalização supera a marca de R$ 4,6 milhões e garante a rica possibilidade de intercâmbio cultural para dezenas de artistas fluminenses”, destaca Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

O Hola Rio é apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem produção executiva da Cinco Elementos. Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas são os parceiros institucionais.

Sobre o Hola Rio

O Hola Rio é um projeto de internacionalização da cultura fluminense, que compreende três estruturas. A primeira é a articulação de acordos e cooperação internacionais entre entes, como governos, instituições, festivais e centros culturais. A segunda é a mobilidade de artistas, que promove a participação de artistas convidados em ações informativas, apresentações, exposições e eventos similares. A última estrutura é o Festival Hola Río, uma celebração do programa, e que consiste na apresentação de artistas em palcos internacionais. 

- Publicidade -

A primeira edição do Hola Río foi realizada em Madri, na Espanha, em 2023. A segunda passou por seis cidades colombianas, em 2024. A terceira edição ocorre entre o fim de 2025 e o início de 2026 em cidades da Argentina, Chile e Uruguai.

- Publicidade -
Assuntos:
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Follow:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.