A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11) provocou uma onda de reações no meio artístico brasileiro. A decisão, que reconheceu crimes como golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, teve como ponto de virada o voto da ministra Cármen Lúcia, exaltado por diversos artistas, roteiristas e músicos.
José de Abreu
Petista declarado, o ator José de Abreu ironizou Bolsonaro ao postar uma montagem do ex-presidente como Drácula, chamando-o de “Conde Nado”. Na legenda, completou com humor ácido: “A internet não perdoa”.
Alice Wegmann
A atriz Alice Wegmann, intérprete de Solange no remake de Vale Tudo, recuperou uma fala antiga de Bolsonaro — “o voto não é importante” — e publicou nos stories a frase: “Grande dia”. Depois, reforçou a cobrança por justiça: “Agora sem anistia”.
Manuela Dias
A autora do remake de Vale Tudo, Manuela Dias, também não poupou ironias. Publicou artes com a frase “Bolsonaro condenado” e exaltou Cármen Lúcia: “Uma diva”. Em tom provocativo, escreveu ainda: “Daqui a pouco a ministra vai mandar o Bozo pra Papuda”.

Carol Castro
Em cartaz no teatro, Carol Castro dedicou sua mensagem diretamente à ministra: “Parabéns pelo voto a favor de condenar Jair, suprema Cármen Lúcia. As mulheres do Brasil têm orgulho de você”.
Maeve Jinkings
Companheira de elenco em Vale Tudo, Maeve Jinkings destacou o simbolismo do voto feminino: “Única mulher entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Com seu voto, a possibilidade de refundação de um verdadeiro Estado Democrático Brasileiro. Um voto histórico!”.
Alexandre Frota
Ator e ex-deputado, Alexandre Frota também celebrou: “Foi de uma mulher o voto que vai mudar a história desse país”.
Maria Gadú
A cantora Maria Gadú publicou foto ao lado de Cármen Lúcia e escreveu: “Vai, Brasil! Viva a soberania brasileira, a justiça e a democracia! Cármen Lúcia e seu voto justiceiro fazendo a gente finalmente chorar de alegria! Bolsonaro condenado!”.
Tuca Andrada
Mais irreverente, Tuca Andrada publicou vídeo dançando só de cueca branca, ao som da vinheta do Plantão da Globo, e ironizou: “A todos os bolsobostinhes com carinho”. O post viralizou, mas depois foi apagado.
Um dia histórico
A decisão do STF é inédita na história do país. Além de Bolsonaro, outros sete réus foram condenados. A definição exata das penas será anunciada na sequência dos julgamentos.

			
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
                               
                             
		
		
		
		
		
		
		
		