Grande Dia

Artistas celebram condenação de Bolsonaro no STF

Decisão da Suprema Corte movimenta artistas e músicos, que exaltaram o voto de Cármen Lúcia e ironizaram o ex-presidente nas redes sociais.

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Alice Wegmann em manifestação pelo fim da escala de trabalho 6x1 - Reprodução/Instagram

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11) provocou uma onda de reações no meio artístico brasileiro. A decisão, que reconheceu crimes como golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, teve como ponto de virada o voto da ministra Cármen Lúcia, exaltado por diversos artistas, roteiristas e músicos.

José de Abreu

Petista declarado, o ator José de Abreu ironizou Bolsonaro ao postar uma montagem do ex-presidente como Drácula, chamando-o de “Conde Nado”. Na legenda, completou com humor ácido: “A internet não perdoa”.

Alice Wegmann

A atriz Alice Wegmann, intérprete de Solange no remake de Vale Tudo, recuperou uma fala antiga de Bolsonaro — “o voto não é importante” — e publicou nos stories a frase: “Grande dia”. Depois, reforçou a cobrança por justiça: “Agora sem anistia”.

Manuela Dias

A autora do remake de Vale Tudo, Manuela Dias, também não poupou ironias. Publicou artes com a frase “Bolsonaro condenado” e exaltou Cármen Lúcia: “Uma diva”. Em tom provocativo, escreveu ainda: “Daqui a pouco a ministra vai mandar o Bozo pra Papuda”.

Carol Castro
Carol Castro

Carol Castro

Em cartaz no teatro, Carol Castro dedicou sua mensagem diretamente à ministra: “Parabéns pelo voto a favor de condenar Jair, suprema Cármen Lúcia. As mulheres do Brasil têm orgulho de você”.

Maeve Jinkings

Companheira de elenco em Vale Tudo, Maeve Jinkings destacou o simbolismo do voto feminino: “Única mulher entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. Com seu voto, a possibilidade de refundação de um verdadeiro Estado Democrático Brasileiro. Um voto histórico!”.

Alexandre Frota

Ator e ex-deputado, Alexandre Frota também celebrou: “Foi de uma mulher o voto que vai mudar a história desse país”.

Maria Gadú

A cantora Maria Gadú publicou foto ao lado de Cármen Lúcia e escreveu: “Vai, Brasil! Viva a soberania brasileira, a justiça e a democracia! Cármen Lúcia e seu voto justiceiro fazendo a gente finalmente chorar de alegria! Bolsonaro condenado!”.

Tuca Andrada

Mais irreverente, Tuca Andrada publicou vídeo dançando só de cueca branca, ao som da vinheta do Plantão da Globo, e ironizou: “A todos os bolsobostinhes com carinho”. O post viralizou, mas depois foi apagado.

Um dia histórico

A decisão do STF é inédita na história do país. Além de Bolsonaro, outros sete réus foram condenados. A definição exata das penas será anunciada na sequência dos julgamentos.


Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.