Washington – O senador Marcos do Val (Podemos-ES) provocou grande repercussão ao pedir que os Estados Unidos invadam o Brasil para “recuperar a democracia”. O parlamentar fez a declaração em um vídeo publicado nas redes sociais, criticando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da investigação sobre o plano golpista articulado no país.
No vídeo amplamente compartilhado, Marcos do Val afirmou: “Pedir pelo amor de Deus que os EUA invadam o Brasil para recuperar a nossa democracia. O que vamos fazer? Alexandre (de Moraes) está rindo”.
A declaração ocorre em meio às investigações do STF sobre a tentativa de golpe. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 aliados por tentativa de abalar o regime democrático. Caso avançe no Supremo, o processo pode resultar na prisão de figuras da extrema-direita.
LEIA TAMBÉM
Ligado a Steve Bannon e ataques ao Judiciário
As críticas de Marcos do Val ao Judiciário estão alinhadas às estratégias de Steve Bannon, ex-estrategista do ex-presidente Donald Trump. Bannon tem incentivado lideranças da extrema-direita a questionar sistemas eleitorais em vários países. Recentemente, ele se reuniu com Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e reforçou a narrativa de supostas fraudes nas eleições brasileiras.
Durante seu governo, Jair Bolsonaro tentou desacreditar o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2022, defendeu uma auditoria das urnas eletrônicas pelas Forças Armadas e questionou a segurança do sistema eleitoral. Em novembro do mesmo ano, o TSE multou o PL em R$ 22,9 milhões por apresentar um pedido infundado de revisão dos votos.
Tentativas de golpe e condenações
Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores de Bolsonaro invadiram a Praça dos Três Poderes, depredando o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF. O tribunal já condenou mais de 370 pessoas pelos atos golpistas, e novos julgamentos estão em andamento.
O TSE, em 2023, também tornou Bolsonaro inelegível por abuso de poder político. O ex-presidente havia afirmado a embaixadores estrangeiros que as urnas eletrônicas eram “fraudáveis”, sem apresentar provas.
Entenda o caso Marcos do Val e os EUA
- Declaração polêmica: O senador pediu “pelo amor de Deus” que os EUA invadam o Brasil.
- Investigação no STF: Marcos do Val critica Alexandre de Moraes, que comanda o inquérito do golpe.
- Jair Bolsonaro e aliados: Ex-presidente e 33 outros denunciados pela PGR.
- Influência de Steve Bannon: Estrategista dos EUA tem aconselhado políticos bolsonaristas.
- Condenações: STF já puniu mais de 370 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
- Bolsonaro inelegível: TSE o impediu de disputar eleições até 2030.