TODOS CONTRA A IMPUNIDADE

Com Daniela Mercury no comando, Salvador grita em uníssono “Sem Anistia”

Capital baiana orgulha o Brasil e registra ato massivo contra PEC da Blindagem e anistia

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Em Salvador, milhares protestaram contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia, liderados por Daniela Mercury, reafirmando rejeição à impunidade e defesa da democracia.

Milhares de pessoas tomaram conta das ruas de Salvador (BA) neste domingo (21), em protesto contra a PEC da Blindagem, conhecida como PEC da Bandidagem, e o PL da Anistia, que busca beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

A cantora Daniela Mercury liderou parte da mobilização, comandando o coro dos manifestantes que gritavam em uníssono: “Sem Anistia”. O ato contou com presença de artistas, movimentos sociais, partidos de esquerda e centrais sindicais, reforçando o caráter democrático e combativo da manifestação.

A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara com 353 votos favoráveis, exige que processos criminais contra parlamentares avancem apenas com autorização das Casas Legislativas e votação secreta. Críticos afirmam que a proposta amplia o foro privilegiado e cria mecanismos de impunidade política, beneficiando corruptos dentro do Congresso.

O PL da Anistia, apelidado de PL da Dosimetria, também foi alvo dos protestos. A proposta visa revisar penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, sendo considerada pelos manifestantes mais uma tentativa de perdoar crimes e enfraquecer a democracia.

O relator da PEC no Senado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), já anunciou parecer pela rejeição da proposta, apontando sua inconstitucionalidade e riscos de impunidade generalizada. A pressão das ruas, agora incluindo Salvador, fortalece a expectativa de que a PEC não seja aprovada no Senado.


Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.