A pressão popular contra a PEC da Blindagem está repercutindo na classe política. A senadora Damares Alves (Rep-DF) curtiu diversas postagens nas redes sociais sobre os protestos realizados neste domingo (21) em várias capitais, incluindo Salvador, onde o ator Wagner Moura participou da manifestação.
Ex-ministra dos Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro e conhecida por sua atuação na pauta evangélica, Damares havia apoiado inicialmente a PEC da Blindagem. Porém, diante da repercussão negativa, passou a criticar o projeto, destacando que ele poderia permitir que “crimes cometidos por políticos contra crianças ficariam impunes”.
O projeto de emenda à Constituição visa proteger parlamentares de investigações criminais e ainda estende foro privilegiado a presidentes de partidos, configurando um retrocesso em relação à regra de 2001. Caso seja aprovado, investigações contra deputados e senadores só poderiam ser iniciadas com autorização das próprias Casas Legislativas.
Damares, conhecida pelo seu combate à pedofilia, coloca agora essa pauta como central em sua oposição à medida, alinhando-se às críticas da sociedade civil e dos manifestantes que apelidaram a PEC de “PEC da Bandidagem“.