Sem Medo

Governo Lula responde nova ameaça dos EUA: “não nos intimida”

Itamaraty reagiu às declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que atacou o STF após a condenação de Jair Bolsonaro.

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Governo Lula rebate ameaça dos EUA após condenação de Bolsonaro: "não nos intimida"

Brasília (DF), 11/09/2025 – O governo brasileiro reagiu nesta quinta-feira (11) às declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que criticou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas redes sociais, Rubio classificou o STF como “violador dos direitos humanos” e afirmou que os Estados Unidos “responderão adequadamente” à prisão de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão no processo da trama golpista.

“As perseguições políticas do violador de direitos humanos sancionado Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas”, disse Rubio.


Itamaraty reage: “Não nos intimida”

Em nota oficial, o Itamaraty defendeu a legalidade das condenações e ressaltou que as decisões respeitaram os direitos de defesa dos acusados:

“O Poder Judiciário brasileiro julgou, com a independência que lhe assegura a Constituição de 1988, os primeiros acusados pela frustrada tentativa de golpe de Estado, que tiveram amplo direito de defesa. As instituições democráticas brasileiras deram sua resposta ao golpismo.”

O órgão ainda destacou que o Brasil seguirá firme diante de ameaças externas:

“Continuaremos a defender a soberania do País de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem. Ameaças como a feita hoje pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio […] não intimidarão a nossa democracia.”


Contexto

  • Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado;
  • O ex-presidente cumpre atualmente prisão domiciliar, por ordem do ministro Alexandre de Moraes;
  • As falas de Marco Rubio elevam a tensão entre Brasília e Washington, já desgastada desde a volta de Donald Trump à Casa Branca.

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.