quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoEuropaJanja se encontrará com o Papa Francisco e vai participar de evento da ONU

Janja se encontrará com o Papa Francisco e vai participar de evento da ONU

Roma – A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, chegou a Roma neste domingo (9) para um encontro com o Papa Francisco no Vaticano. A viagem também inclui a participação na 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento acontece até quinta-feira (13) e conta com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, que acompanha Janja na viagem. Segundo informações divulgadas pelo Poder360, a primeira-dama utilizou um voo comercial para o deslocamento.

Transparência na agenda da primeira-dama

A divulgação da agenda de Janja se tornou mais frequente após cobranças da oposição e da Transparência Internacional Brasil sobre a falta de transparência em seus compromissos oficiais. Até então, detalhes sobre suas reuniões e viagens não eram de fácil acesso. Agora, a própria primeira-dama decidiu tornar seus compromissos públicos. No entanto, agendas passadas continuam indisponíveis.

Transparência Internacional cobra publicidade dos atos

O diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, Bruno Brandão, afirmou que, mesmo sem um cargo oficial, Janja desempenha uma função pública. Segundo ele, o princípio da publicidade deve ser seguido, conforme estabelecido pela Lei de Acesso à Informação e pela lei de conflitos de interesses.

A Casa Civil negou pedidos de acesso às agendas da primeira-dama, argumentando que ela não ocupa um cargo formal na administração pública e, por isso, não estaria obrigada a divulgar seus compromissos.

Novo encontro com o Papa Francisco

Esta não é a primeira vez que Janja se encontra com o Papa Francisco. Em junho de 2023, ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitaram o Vaticano. Durante a reunião, discutiram temas como paz mundial, combate à fome e redução da pobreza.

Agora, o novo encontro ocorre em um momento de maior exposição da primeira-dama, que tem assumido um papel mais ativo na cena política e institucional do país.

Entenda o caso: a polêmica da agenda de Janja

  • Críticas à transparência: Oposição e entidades questionaram a falta de publicidade das atividades da primeira-dama.
  • Divulgação recente: Janja passou a tornar públicas suas agendas atuais, mas os compromissos anteriores seguem sem acesso.
  • Lei de Acesso à Informação: Especialistas argumentam que, mesmo sem cargo oficial, Janja tem função pública e deve prestar contas.
  • Visita ao Papa Francisco: Esta é a segunda vez que Janja se encontra com o pontífice desde que Lula assumiu a presidência.
Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias