Lindbergh anuncia prioridades do PT para 2025

Isenção do IR e fim da escala 6x1 lideram agenda

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Lindbergh Farias, futuro líder do PT na Câmara, anuncia prioridades para 2025: isenção do IR, fim da escala 6x1 e regulamentação de apps.

Brasília – O futuro líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, revelou as principais pautas do partido para 2025. Em entrevista, o deputado destacou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e o fim da jornada de trabalho 6×1.Farias enfatizou que essas medidas visam promover maior justiça social e melhorar as condições de trabalho. Contudo, reconheceu que a proposta de isenção do IR enfrenta resistências no Congresso, estando prevista para análise apenas em 2026.

Mudanças na jornada de trabalho

A PEC que propõe o fim da escala 6×1, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), busca reduzir a jornada semanal para 36 horas. Portanto, a medida manteria a carga diária de 8 horas, mas alteraria o regime de folgas.Para ser aprovada, a proposta precisa de:

  • 171 assinaturas para começar a tramitar
  • 308 votos favoráveis em dois turnos de votação

Regulamentação do trabalho por aplicativos

Outra prioridade mencionada por Lindbergh é a reformulação do PLP 12/2024, que regulamenta o trabalho por aplicativos. O deputado ressaltou a necessidade de equilibrar direitos trabalhistas e demandas empresariais.”O projeto que foi apresentado precisa ser outro, algo mais bem pensado e que tenha impacto positivo real”, afirmou Farias.

Medida Provisória do Pix

Enfim, o petista abordou a MP que proíbe a taxação do Pix. Embora já em vigor, a medida busca oferecer maior segurança jurídica aos usuários. Lindbergh prevê uma aprovação tranquila no Congresso, mas não descarta debates acalorados.

Entenda o caso: As prioridades do PT para 2025

  • Isenção do IR: Proposta de isenção para quem ganha até R$ 5 mil mensais
  • Fim da escala 6×1: PEC para reduzir jornada semanal para 36 horas
  • Regulamentação de apps: Reformulação do PLP 12/2024 sobre trabalho por aplicativos
  • MP do Pix: Proibição de taxação das transações via Pix
  • Objetivo: Alinhar justiça social, direitos trabalhistas e políticas econômicas

Com informações de Poder 360

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.